Inteligência emocional e relacionamento interpessoal: relato de intervenção com professores de nível médio técnico

Osvaldo André Filippesen, Angela Helena Marin

Resumo


Este relato de experiência descreve e avalia uma intervenção desenvolvida com dez professores de uma escola técnica privada em Porto Alegre/RS, que objetivou examinar indicadores de inteligência emocional e como poderiam contribuir para qualidade de seus relacionamentos interpessoais, particularmente com os alunos e com a direção escolar. Realizou-se uma pesquisa-intervenção, com abordagem quantitativa e qualitativa, desenvolvida em dias e horários disponibilizados pela instituição, utilizando-se os instrumentos da Medida de Inteligência Emocional e um questionário com questões abertas sobre inteligência emocional e relacionamento interpessoal na escola, além de uma proposta de intervenção que envolveu palestras, debates e momentos de reflexão. Os resultados, obtidos por meio de estatística descritiva e análise temática indutiva, revelaram que além de uma tênue melhora na qualidade das relações dos professores com os alunos e a direção, foi possível elucidar e conhecer as principais preocupações dos docentes e apontar as atuais dificuldades implicadas ao seu trabalho. Conclui-se que a intervenção atendeu ao seu propósito, embora que, para alterações significativas nos relacionamentos interpessoais, melhorias de âmbito institucional também se fariam necessárias.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




ISSN: 1981-1330