Intervenção antibullying proposta por enfermeiros: elaboração e validação pelo método Delphi
Resumo
Palavras-chave
Referências
Alexandre, N. M. C., & Coluci, M. Z. O. (2011). Validade de conteúdo nos processos de construção e adaptação de instrumentos de medidas. Ciência & Saúde Coletiva, 16(7), 3061-3068.
Alvarenga, A., Carvalho, P. S., & Escária, S. C. (2007). Delphi – método e aplicações. Departamento de Prospectiva e Planeamento e Relações Internacionais. Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional [internet]. Lisboa. [citado 2012 mai. 15]. Disponível em: http://www.dpp.pt/Lists/Pesquisa%20Avanada/Attachments/3022/Delphi.pdf
Busch, V., De Leeuw, R. J., & Schrijvers, A. J. (2013). Results of a multibehavioral health-promoting school pilot intervention in a Dutch secondary school. J Adolesc Health, 52(4), 400-406.
Decreto-Lei n. 6.286 de 05 de Dezembro. (2007). Diário Oficial da União, Seção 1, p. 2.Institui o Programa Saúde na Escola – PSE e dá outras providências. Brasília, Brasil.
Dias, M. S. A., Parente, J. R. F., Vasconcelos, M. I. O., & Dias, F. A. C. (2014) Intersetorialidade e Estratégia Saúde da Família: tudo ou quase nada a ver?. Ciência & Saúde Coletiva, 19(11), 4371-4382.
Durand, M. K., & Heidemann, I. T. S. B. (2013). Promoção da autonomia da mulher na consulta de enfermagem em saúde da família. Revista da Escola de Enfermagem USP, 47(2), 288-295.
Espelage, D. L., Low, S., Polanin, J. R., & Brown, E. C. (2013). The impact of a middle school program to reduce aggression, victimization, and sexual violence. J Adolesc Health, 53(2), 180-186.
Heidemann, I. T. S. B., Wosny, A. M., & Boehs, A. E. (2014). Promoção da saúde na atenção básica: estudo baseado no método de Paulo Freire. Ciência & Saúde Coletiva, 19(8), 3553-3559.
Lopez, R., Amaral, A. F., Ferreira, J., & Barroso, T. (2011). Fatores implicados no fenómeno de bullying em contexto escolar: revisão integrada da literatura. Revista de Enfermagem Referência, serIII(5), 153-162.
Mendes, C. S. (2011). Prevenção da violência escolar: avaliação de um programa de intervenção. Revista da Escola de Enfermagem USP, 45(3), 582-588.
Olweus, D., & Limber, S. P. (2010). Bullying in school: Evaluation and dissemination of the Olweus Bullying Prevention Program. American Journal of Orthopsychiatry, 80(1), 124-134.
Pereira, B. O. (2008). Para uma escola sem violência. Estudo e prevenção das práticas agressivas entre crianças (2ªed.). Lisboa, Portugal: Fundação Calouste Gulbenkian; Ministério da Ciência e da Tecnologia. Fundação para a Ciência e Tecnologia.
Pereira, B. O., Costa, P., Melim, F. M., & Farenzena, R. (2011). Bullying escolar: programas de intervenção preventiva. In Gisi, M. L., Ens, editoras. Bullying nas escolas: estratégias de intervenção e formação de professores. (pp. 135-155). Curitiba: Ed. Unijuí; 2011.
Rozados, H. B. F. (2015). O uso da técnica Delphi como alternativa metodológica para a área da Ciência da Informação. Em Questão, Porto Alegre, 21(3), 64-86.
Scarparo, A. F., Laus, A. M., Azevedo, A. L. C. S., Freitas, M. R. I., Gabriel, C. S., & Chaves, L. D. P. (2012) Reflections on the use of Delphi technique in research in nursing. Revista Rene,13(1),242-251.
Silva, J., L. da, Oliveira, W. A. de, Mello, F. C. M. de, Andrade, L. S. de, Bazon, M. R., & Silva, M. A. I. (2017). Revisão sistemática da literatura sobre intervenções antibullying em escolas. Ciência & Saúde Coletiva, 22(7), 2329-2340.
Silva, M. A. I., Silva, J. L., Pereira, B. O., & Oliveira, W. A.(2014). The view of teachers on bullying and implications for nursing. Revista da Escola de Enfermagem USP, 48(4), 723-730.
Silva, M. A. I., Monteiro, E. M. L. M., Braga, I. F., Ferriani, M. G. C., Pereira, B. O., & Oliveira, W. A. (2017). Intervenciones antibullying desarrolladas por enfermeros: revisión integradora de la literatura. Enfermería Global, 16, 532-547.
Smith, P., Ananiadou, K., & Cowie, H. (2003). Interventions to reduce school bullying. Can J Psychiatry, 48(9), 591-599.
Ttofi, M. M, & Farrington, D. P. (2011). Effectiveness of school-based programs to reduce bullying: a systematic and meta-analytic review. J. Exp. Criminol. 7(1):27–56.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
ISSN: 1981-1330