Prevalência do bullying entre alunos do Ensino Fundamental
Resumo
Esse estudo objetivou conhecer a prevalência e os tipos de bullying entre estudantes do Ensino Fundamental. Participaram da investigação 406 alunos regularmente matriculados entre o 5º e o 9º ano de sete escolas públicas da região sul do Brasil. A coleta de dados ocorreu por meio da aplicação de um questionário autoaplicável cujos dados foram analisados no software Statistical Package for Social Sciences (SPSS). Os resultados revelaram que 268 (66%) dos alunos estivam envolvidos com o bullying, sendo 195 (48%) vítimas e 73 (18%) agressores. Os locais de maior ocorrência desse tipo de violência foram as salas de aula (57,9%) e os recreios (39,4%). Os tipos mais praticados foram apelidar e xingar (58,9%) e incomodar (39,7%), sendo que as meninas estiveram mais envolvidas com o bullying. Os resultados indicam uma propagação da violência no cotidiano escolar e a necessidade de intervenções intersetoriais direcionadas para o empoderamento das vítimas de bullying, segundo os pressupostos da promoção da saúde.
Palavras-chave
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ISSN: 1981-1330