Acompanhamento e promoção do desenvolvimento na Educação Infantil: algumas contribuições da Psicologia Escolar

Adinete Sousa da Costa Mezzalira, Raquel Souza Lobo Guzzo

Resumo


Essa pesquisa investigou os fatores que estariam interferindo no acompanhamento e na promoção do desenvolvimento das crianças em uma instituição pública de Educação Infantil, bem como avaliou a opinião das educadoras acerca de uma proposta de acompanhamento do desenvolvimento infantil. A pesquisa adota a metodologia qualitativa e utiliza duas fontes de informação: diários de campo e entrevista. As informações obtidas foram analisadas e agrupadas com vistas à construção de categorias. Os resultados encontrados com relação ao primeiro objetivo foram: dificuldade em desenvolver atividades pedagógicas coletivamente; decisões da equipe gestora sem a participação das educadoras; críticas destrutivas e/ou descrédito ao trabalho do educador; espaço de trabalho docente pouco aproveitado; relação conflituosa entre escola e família; e, o contexto de violência da criança. A respeito do segundo objetivo os resultados apontaram que as professoras necessitam de um instrumento que as auxiliem no acompanhamento do desenvolvimento dos seus alunos no contexto escolar.


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ISSN: 1981-1330