Características da Lateralidade e da Coordenação Motora em escolares entre 5 e 6 anos, um comparativo entre escolas Públicas e Particulares

Higor de Sousa Engel, Anderson Leandro Maria

Resumo


A fase pré-primária da educação tem fundamental importância na formação do ser humano. Considera-se que a fase mais importante da psicomotricidade é dos 0 aos 7 anos de idade. Desse modo, vale ressaltar a importância do desenvolvimento psicomotor para a formação motora, física e afetiva da criança, que implicará diretamente no processo de aprendizagem da mesma. O professor de Educação Física tem total importância na fase pré-escolar, onde a criança faz descobertas, aprende a fazer novas amizades, utiliza a imaginação, despertando a criatividade e consequentemente desenvolvendo o aspecto cognitivo. O objetivo deste trabalho foi avaliar e comparar a lateralidade e a coordenação motora (global e fina) de escolares com a faixa etária de 5 e 6 anos de idade de escolas públicas e particulares do município de Ji-Paraná, Rondônia. As avaliações foram realizadas em 2 escolas públicas e 2 escolas particulares, no qual participaram do estudo 78 escolares, sendo 46 de escolas particulares, e 32 de escolas públicas. O instrumento utilizado para coleta de dados foi a Bateria Psicomotora desenvolvida por Vitor da Fonseca. Após a análise dos dados coletados, percebeu-se uma semelhança para os resultados de coordenação motora global e fina, havendo diferença significativa apenas para a variável lateralidade. Concluímos que com base nas médias estatísticas, que as escolas públicas e particulares tiveram um perfil psicomotor semelhante, oscilando do perfil dispráxico para o perfil eupráxico.

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