DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DE UM MUNÍCIPIO AO NORTE DO BRASIL
Resumo
A qualidade do ensino nas aulas de educação física se dá pelas condições de trabalho adequadas e a valorização da disciplina e do professor. Quando se trata de educação é sempre um assunto que envolve concepções e valores. Os professores de Educação física são notoriamente vistos como segundo escalão de profissionais da área da educação. A disciplina tem amparo legal para ser trabalhada na escola, porém o ambiente escolar, na prática, sugere que é irrelevante no ambiente educacional, pois não se dá o devido valor e reconhecimento, mas é inquestionável sua parcela de contribuição para o desenvolvimento dos alunos. Este estudo teve como objetivo expor quais os fatores que dificultam o trabalho dos professores de educação física nas escolas públicas estaduais, diagnosticar qual a maior dificuldade enfrentada pelos mesmos e o sentimento dos professores perante tais dificuldades. A amostra foi composta por 30 professores atuantes na rede estadual de ensino. Para diagnosticar as dificuldades encontradas pelos professores de educação física, foirealizada uma entrevista através de um questionário composto de três questões fechadas e uma aberta. Os dados foram analisados de forma quantitativa e qualitativaatravés de estatística e por representação gráfica. Este estudo mostrou que os fatores que dificultam o trabalho dos professores de educação física são: desvalorização profissional, indisciplina dos alunos, falta de materiais, infraestruturainadequada, má remuneração, formação continuada e limitações na formação acadêmica sendo a indisciplina dos alunos apontada pelos professores como a maior dificuldade enfrentada e os professores sentem-se desvalorizados perante tais dificuldades. Este dado sugere aos futuros profissionais da docência em Educação Físicaque devem buscar alternativas e estratégias que auxiliem a superar as dificuldades de indisciplina na atuação profissional.
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