PRÁTICA DO PARKOUR NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Resumo
presente estudo teve como proposta, avaliar os possíveis ganhos de aptidão física através da prática do Parkour no âmbito escolar, entendendo esse como uma pratica corporal alternativa, que traz idéias de superação, cooperação e eficiência dos movimentos naturais do corpo. A pesquisa foi realizada usando duas turmas do 6° ano do ensino fundamental de uma escola pública, onde uma turma foi o Grupo A e a outra o Grupo B, que tiveram 20 seções de intervenções práticas específicas e lúdicas, sendo que as mesmas foram avaliadas antes e depois do período de intervenção. Como instrumento para a coleta de dados, foi utilizado uma bateria de testes, baseado em Rodrigues de Almeida1, em que os aspectos mensurados se referem a avaliações que foram propostas nessa pesquisa sendo a Força de Membros Inferiores, Coordenação Ampla Geral, Flexibilidade Tóraco-lombar e Pélvica, Equilíbrio Estático Geral e Força de Membros Superiores. Diante dos resultados encontrados, percebe-se que a pratica do Parkour no âmbito escolar é uma opção enriquecedora para ser usada como alternativa no desenvolvimento e aprimoramento dos aspectos maduros de movimento fundamental.
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