A PEDAGOGIA DA HIDROTERAPIA EM PACIENTE COM DEFICIÊNCIA FÍSICA POR LESÃO MEDULAR

Sheyla Maria Mattos, Walter Jacinto Nunes

Resumo


O objetivo do presente estudo é apresentar uma análise dos aspectos pedagógicos (ensino-aprendizagem) de uma sessão de hidroterapia realizada com um paciente deficiente físico por lesão medular. Foram filmadas em vídeo duas sessões de hidroterapia e posteriormente analisadas e classificadas em segundos as seguintes categorias do processo ensino-aprendizagem: Alongamento passivo, Prática, Deslocamento, Organização, Instrução e “feedback”. Estudou-se ainda o comportamento do paciente, sua motivação e atenção nas Fases Pré-Interativa e Interativa através de questionários previamente confeccionados de acordo com Nunes (2004). Tese de Doutoramento. Para satisfação fora aplicado o teste no paciente e foram interpretados os relatos da análise de conteúdo. Com isso, pôde-se concluir que para motivação, satisfação e desempenho físico do paciente deve-se dedicar um maior tempo para a prática específica da atividade.

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