Valores de referência da coordenação com bola

Siomara Aparecida Silva, jenipher emanuelle de lima campos zampier, Flávia Lourenção Silva

Resumo


Valores de referência são de grande valia por qualificar, neste caso, o desempenho da coordenação com bola, permitindo que seja feita uma  avaliação de forma a contribuir com o processo de ensino apredizagem.  O objetivo deste trabalho foi propor valores de referência para o desempenho coordenativo com bola das habilidades básicas dos esportes coletivos. Participaram 911 escolares de 7 a 15 anos de idade, de ambos os sexos. O instrumento utilizado para avaliar o nível coordenativo com bola foi o Teste de Coordenação com Bola – TECOBOL. Foi utilizado os percentis para estabelecer os valores de referência. Foi feita uma comparação através do teste T-Student para amostras independentes afim de verificar diferenças entre os sexos nas habilidades e através da ANOVA One-way com post hoc de Bonferroni verificar diferenças entre as idades. As comparações demonstraram que não há diferenças significativas entre os sexos e entre as idades nas habilidades com as mãos, porém com os pés essa diferença esteve presente. Foi verificada uma superioridade masculina em todas as habilidades e em todas as idades. As expectativas de desempenho em cada uma das habilidades foram estabelecidas como sendo fraco, razoável, bom, muito bom e excelente. Além disso, foi estabelecido os valores de referência respectivamente. Essa análise preliminar corrobora com a criação de critérios de avaliação da população brasileira, tanto relacionada à saúde, quanto ao desempenho motor.


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