Valores de referência da coordenação com bola
Resumo
Valores de referência são de grande valia por qualificar, neste caso, o desempenho da coordenação com bola, permitindo que seja feita uma avaliação de forma a contribuir com o processo de ensino apredizagem. O objetivo deste trabalho foi propor valores de referência para o desempenho coordenativo com bola das habilidades básicas dos esportes coletivos. Participaram 911 escolares de 7 a 15 anos de idade, de ambos os sexos. O instrumento utilizado para avaliar o nível coordenativo com bola foi o Teste de Coordenação com Bola – TECOBOL. Foi utilizado os percentis para estabelecer os valores de referência. Foi feita uma comparação através do teste T-Student para amostras independentes afim de verificar diferenças entre os sexos nas habilidades e através da ANOVA One-way com post hoc de Bonferroni verificar diferenças entre as idades. As comparações demonstraram que não há diferenças significativas entre os sexos e entre as idades nas habilidades com as mãos, porém com os pés essa diferença esteve presente. Foi verificada uma superioridade masculina em todas as habilidades e em todas as idades. As expectativas de desempenho em cada uma das habilidades foram estabelecidas como sendo fraco, razoável, bom, muito bom e excelente. Além disso, foi estabelecido os valores de referência respectivamente. Essa análise preliminar corrobora com a criação de critérios de avaliação da população brasileira, tanto relacionada à saúde, quanto ao desempenho motor.
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