INTERVENÇÃO MOTORA COMO FATOR DETERMINANTE NO DESENVOLVIMENTO MOTOR: ESTUDO COMPARATIVO E QUASE EXPERIMENTAL

Salviano Sales Nobre, Paulo Felipe Ribeiro Bandeira, Monaliza Soares Correia Lima, Glauber Carvalho Nobre

Resumo


O objetivo deste estudo foi descrever e comparar o desenvolvimento motor de crianças de 04 a 06 anos de idade envolvidas em um programa de intervenção motora e crianças da mesma faixa etária que não praticam aula de educação física. Esta pesquisa decorre de um estudo descritivo, de campo e ex-post facto, composta por 46 crianças, sendo 23 do grupo com intervenção (G-int) e 23 do grupo controle (G-cont). Utilizou-se a bateria de testes TGMD-2 (Test of Gross Motor Development-Second Edition) de Ulrich (2000). Os resultados encontrados apresentaram-se sempre melhores para o grupo de intervenção (G-int) em relação ao grupo controle (G-cont.) No critério idade equivalente locomotora (IEL) os indivíduos do sexo masculino do G-cont e G-int apresentaram valores de 5,06+1,56 e 5,61+1,05, respectivamente. No gênero feminino essa variável apresentou resultados de 4,29+0,96 e 5,83+0,59 nos grupos G-cont e G-int respectivamente. Quanto a variável da idade equivalente controle de objeto, os valores médios encontrados nos G-cont e G-int dos meninos foram 4,53+0,80 e 5,67+0,91 respectivamente, enquanto que no grupo feminino o G-cont apresentou escores de 4,74+1,11 e no os valores foram de G-int 5,54+1,33. Diante dos achados podemos inferir que não só as atividades realizadas no âmbito escolar são o suficiente para estimular um bom desempenho motor, mas também atividades fora desse contexto já que por questões culturais outras atividades são contempladas nas brincadeiras do dia a dia. Sugere-se para futuros estudos uma melhor investigação dos microsistemas para elucidar esse fenômeno de forma mais precisa.

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