EFEITO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA APTIDÃO FÍSICA RELACIONADA À SAÚDE DE ESCOLARES DE SANTA MARIANA,PR

João Paulo Farias

Resumo


Introdução: Os recentes avanços tecnológicos tem proporcionado melhora significativas na qualidade de vida da sociedade, porém, a redução da prática de atividade física decorrentes desse avanços tem contribuído para a aquisição de diversas doenças. Estudos recentes mostram que adolescentes inativos tem maior predisposição a se tornarem adultos sedentários. Nesse contexto, por ser um local onde a maioria dos adolescentes frequentam durante longos anos, a escola pode ser um excelente espaço para a realização de intervenções. Objetivo: investigar o efeito das aulas de educação física baseadas em aconselhamentos e atividades lúdicas sobre a aptidão física relacionada a saúde (AFRS) de escolares. Métodos: O grupo de estudo foi formado por 57 escolares (12,89±0,15 anos), sendo 23 meninas e 34 meninos de uma escola da rede pública do município de Santa Mariana, Pr. A intervenção teve duração de 16 semanas, sendo realizadas duas vezes semanais durante as aulas de educação física. A intervenção foi programada para ser realizada em 10 aulas de aconselhamentos sobre atividade física e 22 aulas de atividades lúdicas como correr, saltar e arremessar. Para avaliar o efeito das aulas sobre a aptidão física foi utilizada a bateria de testes do Projeto Esporte Brasil, sendo utilizados o testes de sentar e alcançar, abdominal em um minuto e 9 minutos para avaliar as capacidades de flexibilidade, resistência muscular e aptidão cardiorrespiratória, respectivamente. Resultados: Quando comparados os momentos pré e pós do grupo de estudo foram observados aumentos significativos nas variáveis antropométricas peso (p=0,000), estatura (p=0,000) e IMC (p=0,034) nos testes de sentar e alcançar e 9 minutos (0,000 e 0,002, respectivamente), não tendo mudanças favoráveis no teste de abdominal. Conclusão: Diante dos resultados, conclui-se que as aulas teóricas e práticas de educação física por um período de 16 semanas podem ser eficazes para a melhora dos componentes AFRS de adolescentes.


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