ESTIMULAÇÃO MOTORA NO AMBIENTE FAMILIAR DE CRIANÇAS ENTRE 3 E 4 ANOS DE IDADE

Marcelo Gonçalves Duarte, Giseli Santos Dalpiaz, Bruna Pinheiro, Daniela Nogueira

Resumo


O objetivo deste estudo foi investigar a influência do ambiente familiar no nível de estimulação motora de crianças entre 3 e 4 anos de idade. Participaram do estudo 20 pais e/ou responsáveis, dos alunos de ambos os sexos. Como instrumento de coletaos responsáveis responderam ao questionário Affordance in the Home Environment for Motor Development –(AHEMD). Após coletas dos dados, foi encaminhado ao programa do Excel onde realizamos a estatística descritiva (média, desvio padrão) e posteriormente encaminhamos os dados para o programa SPSS 18.0 for Windows, para tratamento inferencial de comparação entre os sexos, onde foi utilizado o teste T Studentpara amostra independente com p<0,05. Não foi encontrada diferença estatisticamente significativa entre a dimensão “espaço exterior” do AHEMD (p=0,71) que indicam no resultado geral para ambos os sexos como “muito fraco”. No “espaço interior” do AHEMD (p=1,00) o resultado geral de ambos os sexos foi considerado “Bom”. Na “variável de estimulo motor” no cálculo AHEMD deu- se o resultado (p=0,068) para ambos os sexos houve uma baixa prevalência indicativa como “Fraco”, o resultado que nos levou a uma diferença estatisticamente significativa foi o decorrência AHEMD de (p= 0,037) para “motricidade fina” e de (p= 0,037) para “motricidade grossa” de ambos os sexos equivalendo a avaliação descritiva “muito fraco” que levou ao resultado geral do AHEMD de ambos os sexos (p= 0,031) sendo que o sexo masculino na sua estimativa descritiva como “baixo” e o feminino “ médio”. Sendo assim o resultado geral de ambos os sexos decorreu de avaliação geral “média”.Mesmo sabendo que existem estudos que visam as oportunidades de estimulação motora no ambiente familiar, não podemos descartar a ideia de que a própria família não é conhecedora de sua importância nesse processo, havendo a necessidade de outros estudos na área da Educação Física desenvolvendo estratégias para que dessa forma realmente possa comprovar através de outros estudos que a família é uma peça fundamental para o desenvolvimento motor de suas crianças.

 

Palavras-Chaves: Estimulação Motora. Ambiente Familiar e Crianças.


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