A INCLUSÃO DO ALUNO COM SINDROME DE DOWN NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE PARINTINS/AM.

Cintia dos Santos Nascimento, Odenilson Rocha da Costa, Michelli Laureano

Resumo


Este trabalho tem por pretensão expor, através de um estudo de caso, do tipo qualitativo e descritivo, como está ocorrendo o processo de inclusão de aluno com Síndrome de Down (SD) nas aulas de Educação Física em uma escola estadual no município de Parintins/AM. Para tanto se utilizou de observação não participativa e entrevistas semi-estruturadas realizadas junto a funcionários da escola. A pesquisa trata-se de um relato de experiência que buscou apoiada em literaturas compreender as necessidades da inclusão do aluno com Síndrome de Down nas aulas de Educação Física, trazendo para a realidade local discussões sobre acessibilidade, respeito às diversidades e sobre a obrigação de trabalhos multidisciplinares para atender alunos com necessidades educativas especiais. Diante do que foi encontrado e discutido com a literatura atual, fica a reflexão de que a inclusão não deve ser entendida apenas na teoria, sua prática deve deixar de ser uma utopia e adentrar em universos variados, sendo eles educacionais ou não, para que seja garantido, a todos, o direito a uma educação de qualidade.

 

Palavras chaves: Educação Física. Inclusão. Síndrome de Down.


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