ESTADO DA ARTE SOBRE O BRINCAR DAS CRIANÇAS INDÍGENAS NO BRASIL

Andreilson Maia Souza, João Luiz da Costa Barros

Resumo


O presente estudo refere-se aos artigos encontrados nos periódicos e dissertações e teses com a temática intitulada: Estado da Arte sobre o brincar das crianças indígenas no Brasil, publicados no período de 2006 a 2012, tendo uma amostra de 121 trabalhos que foram publicados sobre a temática. A pesquisa foi organizada seguindo dois eixos temáticos: as brincadeiras das crianças indígenas na escola e as brincadeiras das crianças indígenas nas aldeias / comunidade. Dos 121 trabalhos encontrados 73 (setenta e três) são Teses e Dissertações, tendo como percentual de 59% e 48 são Artigos com percentual de 41%. No que se refere, ao primeiro eixo temático, as brincadeiras das crianças indígenas na escola, foram encontrados 61 (sessenta e um) trabalhos, sendo 42 (quarenta e dois) entre teses e dissertações e 19 dezenove artigos científicos. Dentro desta temática, os autores mostraram a influência que a escola tem sobre o brincar das crianças indígenas, discutindo de várias formas com acontece o processo de manutenção e incorporação de novos modos de brincar das crianças na escola. Com relação ao segundo eixo, as brincadeiras das crianças indígenas nas aldeias / comunidades, foram encontrados 60 (sessenta) trabalhos, dentro destes trabalhos, 31 (trinta e um) são teses e dissertações e 29 (trinta) são de artigos científicos. Estes apresentaram as formas de brincar e os brinquedos que as crianças indígenas utilizam em seu lazer, tendo o lúdico enquanto componente cultural, bem como, o que os jogos dos povos indígenas contribuem no processo intercultural, a percepção das crianças ao brincar, doenças que as crianças podem adquirir no brincar.

 

Palavras-chaves: crianças indígenas; brincar; relações interculturais.

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