RELAÇÃO ENTRE O CONHECIMENTO TÁTICO DECLARATIVO E CLASSIFICAÇÃO FINAL DE EQUIPES JUVENIS MASCULINAS DE VOLEIBOL
Resumo
Nos Jogos Esportivos Coletivos (JEC), como o Voleibol, os componentes cognitivos, em que se incluem o Conhecimento Tático, a percepção e a Tomada de Decisão (TD), adquirem importância fundamental devido à constante incerteza que se apresenta aos atletas nos diferentes momentos do jogo. Os objetivos do presente estudo consistem em verificar o Conhecimento Tático Declarativo (CTD) dos atletas Juvenis masculinos de Voleibol e estabelecer relações com o resultado final das equipes na III etapa do Campeonato Estadual da Juventude do Estado do Paraná. A amostra foi composta por 35 atletas masculinos da categoria Juvenil de Voleibol, representando um total de quatro equipes. Para as coletas e análises do CTD foi utilizado o “Teste de Conhecimento Tático Declarativo - Ataque de Rede (TCTD- Ataque de Rede)”19. A análise dos dados foi realizada através da frequência descritiva, por meio de média, desvio-padrão de cada parâmetro avaliado, e também através da frequência relativa. Observa-se que o maior percentual de pontos na avaliação do CTD foi de 61,84% da Equipe “B” (segunda colocada no campeonato), e o menor foi de 57,33% da Equipe “C” (terceira colocada no campeonato). Para a TD, o maior resultado obtido foi da Equipe “B” (77,38%) e o menor da Equipe “C” (71,30%). Na avaliação das justificativas das respostas (JUS), apresenta-se a Equipe “B” novamente com o maior percentual de pontuação (46,30%), e a Equipe “D” (42,62%) com o pior percentual. Conclui-se que os atletas da categoria Juvenil masculina de Voleibol sabem “o que fazer”, mas aparentemente não conseguem justificar a decisão tomada, sinal de alto padrão de automatização de conhecimento tático. Além disso, as melhores TD e JUS não são da equipe que ficou melhor colocada no campeonato, demonstrando que o CTD não é o principal e único fator que influencia no rendimento das equipes de Voleibol.
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