Análise da qualidade e desempenho técnico das ações no voleibol feminino escolar

Yago Pessoa Costa, Gilmário Ricarte Batista

Resumo


O objetivo do presente estudo foi analisar a qualidade das ações técnicas e desempenho no voleibol escolar feminino nas observações do complexo I e saque. Participaram do estudo 11 escolas que competiram durante os Jogos Escolares da Paraíba. Todos os jogos foram filmados utilizando uma câmera filmadora. Foram analisados 27 jogos, 47 sets, resultando em 2380 ações de saque, 2157 ações de recepção, 1358 ações de levantamento e 1299 ações de ataque. Foram analisados a qualidade das técnicas e o coeficiente de performance (CP). Para comparar as diferenças entre as técnicas foi utilizado o teste de Kruskal-Wallis com significância de 0,05, quando encontrada diferença usou-se teste U de Mann-Whitney com a mesma significância. Também foi calculado o coeficiente de performance para cada técnica. As técnicas que apresentaram maior frequência foram no saque o tênis (81,18%), na recepção a manchete (85,03%), no levantamento a manchete (65,83%) e no ataque outras técnicas (46,42%). As técnicas que apresentaram maior CP por fundamento foram o saque em suspensão (2,53), a recepção de toque (1,68), o toque no levantamento (2,17) e o ataque com salto (2,18). Pode-se concluir que a qualidade das técnicas e o desempenho variaram de acordo com a técnica utilizada. Os valores encontrados na qualidade e no desempenho foram intermediários.


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