Formação de professores de Matemática: uma proposta de ensino com novas tecnologias / Mathematics teachers formation: A teaching proposal with innovative technologies
Resumo
Este artigo pretende oportunizar reflexões relacionadas ao uso das novas tecnologias naformação de professores de Matemática. Objetiva o desenvolvimento da informática em duasperspectivas: a primeira, como ferramenta para a construção de conhecimentos, baseada emum modelo construtivista e colaborativo, permitindo a comunicação entre alunos e entre esses eo professor; a segunda, como apoio ao professor no trabalho docente, destacando como elementoinovador um sistema automático de identificação dos conhecimentos prévios dos alunos,possibilitando um planejamento de educação realista e individualizado, fundamentado na aprendizagemsignificativa.Palavras-chave: formação de professores, plataforma de ensino on-line, software educativo,construtivismo, aprendizagem colaborativa, aprendizagem significativa.
The objective of this paper is to reflect the use of new technologies in subjects related totraining mathematics teachers. The paper explores the application of new technologies in twoaspects: as an on-line educational tool, and as a tool to help teachers in their work. The firstapplication provides an on-line educational tool used to build students´ knowledge based on aconstructivist and collaborative model. This model allows communication among students andbetween students and the teacher. The second application provides a teaching aid to help theteacher in his o her work. In this aspect, we stress, as an innovative element, an automatic systemfor identifying students´misconceptions, which is based on the combination of conceptual mapsand adaptive testing. These two aspects allow us to design a realistic and individualized educational strategy based on the meaningful learning.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2012 Claudia Lisete Oliveira Groenwald Oliveira Groenwald, Lorenzo Moreno Ruiz
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ANÚNCIOS
Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.
Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.
Conceito A2 na Capes(2021)
Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24
eISSN: 2178-7727
Indexações:
A Acta Scientiae é indexada em:Scopus | Latindex | Edubase (SBU/UNICAMP) | |||
Sumarios.org | Google Scholar | Portal LivRe (CNEM) | |||
Journals for Free | REDIB | Galoá DOI |
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.