Abordagem do ensino da geometria com aplicação das técnicas de pesagem e planimetria para obter áreas de figuras planas irregulares / Application of planimetry and weighing technique to teaching of geometry in Basic and Middle Level Education

Flávia Braga de Souza, Luiz Sílvio Scartazzini

Resumo


Os conteúdos da geometria, no Ensino Fundamental e Médio, dificilmente abordammétodos para determinar áreas de figuras planas irregulares. Neste trabalho, são apresentadasas seqüências didáticas para a abordagem do ensino de geometria plana, determinando áreasde figuras regulares e irregulares, utilizando a técnica da pesagem e o planímetro. O desenvolvimentoproposto, além de oportunizar o manuseio de equipamentos alternativos, tambémproporciona a interdisciplinaridade, permitindo atividades integradas entre professores dematemática e de geografia. A presente atividade foi desenvolvida em uma turma do terceiroano do Ensino Médio, com aplicação dos instrumentos de avaliação do pré-teste e pós-teste,para verificar a possível evolução nos conhecimentos dos alunos. Também foi utilizado umquestionário final servindo como instrumento para avaliar a aceitação, pelos alunos, destatécnica de ensino. Como resultado, a aceitação do método pelos alunos foi considerada muitoboa, e os testes de evolução dos conhecimentos apresentaram resultados comparativos bemafastados, mostrando a eficiência desta técnica de abordagem.

The contents of geometry, in Basic and Middle Level Education, hardly approach methodsto determine areas of irregular plain figures. In this work the didactic sequences for the teachingof plain geometry are presented, determining areas of regular and irregular figures, using thetechnique of the weighting and the plane meter. The technique, besides allowing students tooperate equipments, also provides the interdisciplinary, allowing activities integrated betweengeography and mathematics teachers. The present activity was developed in a group of thethird year of Middle Level, with application of the instruments of evaluation of the daily paytestand after-test, to verify the possible evolution in the knowledge of the pupils. The pupils submitted to this education technique, answered a questionnaire, serving as instrument toevaluate the acceptance. As result, the acceptance of the method was considered very good.The comparative tests before and after the teaching showed the efficiency of this technique.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2012 Flávia Braga de Souza, Luiz Sílvio Scartazzini

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.

Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.

Conceito A2 na Capes(2021)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.