Animais Peçonhentos no Ensino de Biologia: percepção de Estudantes e Professores de escolas públicas do oeste de Santa Catarina
Resumo
O objetivo deste estudo foi conhecer as percepções de estudantes do Ensino Médio e de professores de Biologia, sobre a temática “animais peçonhentos” bem como a forma como o assunto é trabalhado nas escolas. Este estudo é de natureza qualitativa e quantitativa, desenvolvido em escolas públicas da rede estadual de ensino, em municípios do oeste de Santa Catarina. Foram feitas entrevistas semi-estruturados com estudantes e professores. O estudo apontou que os animais peçonhentos mais conhecidos dos estudantes são as lagartas, aranhas, escorpiões, abelhas, serpentes e lacraias, os quais estão entre os maiores causadores de acidentes da região. As formas de prevenção e os procedimentos, no caso de acidentes, os professores e estudantes citam os métodos indicados pelo Ministério da Saúde, mas também se referem às práticas caseiras oriundas do conhecimento popular. Os professores ministram aulas expositivas e dialogadas, com auxílio do livro didático, utilizam excepcionalmente laboratório e citam que abordam o assunto de forma superficial, na maioria das vezes, pois o conteúdo não está previsto no currículo escolar. Em vista das percepções dos estudantes e o modo de abordagem desse tema no ensino de Biologia, evidencia-se a necessidade de que a temática “animais peçonhentos” seja trabalhada de forma transversal e interdisciplinar.
Palavras-chave
Educação; ensino de Biologia; conhecimento; prevenção de acidentes; promoção da Saúde
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2016 Maria Assunta Busato, Carin Guarda, Viviane Zulian, Junir Antonio Lutinski
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ANÚNCIOS
Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.
Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.
Conceito A2 na Capes(2021)
Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24
eISSN: 2178-7727
Indexações:
A Acta Scientiae é indexada em:Scopus | Latindex | Edubase (SBU/UNICAMP) | |||
Sumarios.org | Google Scholar | Portal LivRe (CNEM) | |||
Journals for Free | REDIB | Galoá DOI |
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.