Animais Peçonhentos no Ensino de Biologia: percepção de Estudantes e Professores de escolas públicas do oeste de Santa Catarina

Maria Assunta Busato, Carin Guarda, Viviane Zulian, Junir Antonio Lutinski

Resumo


O objetivo deste estudo foi conhecer as percepções de estudantes do Ensino Médio e de professores de Biologia, sobre a temática “animais peçonhentos” bem como a forma como o assunto é trabalhado nas escolas. Este estudo é de natureza qualitativa e quantitativa, desenvolvido em escolas públicas da rede estadual de ensino, em municípios do oeste de Santa Catarina. Foram feitas entrevistas semi-estruturados com estudantes e professores. O estudo apontou que os animais peçonhentos mais conhecidos dos estudantes são as lagartas, aranhas, escorpiões, abelhas, serpentes e lacraias, os quais estão entre os maiores causadores de acidentes da região. As formas de prevenção e os procedimentos, no caso de acidentes, os professores e estudantes citam os métodos indicados pelo Ministério da Saúde, mas também se referem às práticas caseiras oriundas do conhecimento popular. Os professores ministram aulas expositivas e dialogadas, com auxílio do livro didático, utilizam excepcionalmente laboratório e citam que abordam o assunto de forma superficial, na maioria das vezes, pois o conteúdo não está previsto no currículo escolar. Em vista das percepções dos estudantes e o modo de abordagem desse tema no ensino de Biologia, evidencia-se a necessidade de que a temática “animais peçonhentos” seja trabalhada de forma transversal e interdisciplinar.

Palavras-chave


Educação; ensino de Biologia; conhecimento; prevenção de acidentes; promoção da Saúde

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Maria Assunta Busato, Carin Guarda, Viviane Zulian, Junir Antonio Lutinski

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.

Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.

Conceito A2 na Capes(2021)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.