Aprendendo geometricamente: divisores, números primos e compostos, maior divisor comum, múltiplos e menor múltiplo comum de um número natural / Learning geometrically: Common divisors, prime and composite numbers, greatest common divisors, multiples and
Resumo
O presente trabalho relata algumas atividades realizadas numa turma de 5ª série do Ensino Fundamental de uma escola particular do município de Guaíba/RS. O principal objetivo foi o de buscar alternativas para introduzir, a partir do uso de material concreto e de um trabalho participativo, o estudo dos conceitos de divisores, números primos e compostos, maior divisor comum, múltiplos e menor múltiplo comum de números naturais. A metodologia utilizou uma abordagem qualitativa, a qual foi trabalhada mediante o uso do material concreto e construções na malha quadriculada. Percebeu-se que o aluno, ao trabalhar em grupo, sentiu-se mais aberto para receber as informações, criticar e opinar. Da mesma forma, o material concreto, nas atividades propostas, facilitou a compreensão dos conceitos matemáticos envolvidos.
This paper describes some activities performed in a class of 5th grade in a private schoolin the city of Guaíba, RS. The main objective was to fi nd alternative ways to introduce, from theuse of manipulative aid and participatory work, the study of divisor concept, prime and compositenumbers, greatest common divisors, multiples and lowest common multiples of natural numbers.The methodology followed a qualitative approach, which was carried out through the use ofconcrete materials and construction on the graph paper. It was noticed that the student, whileworking as a group, felt more open to receive information, criticize and give his opinions. Likewise,the manipulative aid, in the proposed activities, facilitated the understanding of the mathematicalconcepts involved.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2012 Rosane Lopes Jardim, Ruth Portanova
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ANÚNCIOS
Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.
Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.
Conceito A2 na Capes(2021)
Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24
eISSN: 2178-7727
Indexações:
A Acta Scientiae é indexada em:Scopus | Latindex | Edubase (SBU/UNICAMP) | |||
Sumarios.org | Google Scholar | Portal LivRe (CNEM) | |||
Journals for Free | REDIB | Galoá DOI |
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.