Cidadania e educação ambiental: plantas medicinais no contexto escolar / Citizenship and environmental education: Medicinal plants in the school context

Márcia Maria Mauli, Andréa Maria Teixeira Fortes, Fabiano Antunes

Resumo


A escola é o local onde se deve dar aos alunos as “ferramentas” para a construção da suaconsciência cidadã, comprometidos com os seus direitos e deveres na sociedade. Buscandouma aplicação diferenciada de educação ambiental, realizou-se um trabalho com os alunos do2° ano do ensino médio de um colégio particular, em Cascavel, PR. As atividades tiveraminício com a aplicação de um pré-teste. Depois eles assistiram a uma palestra sobre o assunto,fizeram algumas atividades em grupo como pesquisas, exsicatas, cultivo de canteiros, e, parafinalizar, responderam a um pós-teste, para comparação dos resultados. Observou-se que operfil conceitual dos alunos, ou seja, o relacionamento do conceito novo ao já aprendido semostrou alterado com novos conhecimentos científicos amalgamados às suas pré-concepções.Como a formação é um processo contínuo, obteve-se de início a conscientização, que agoraprecisa ser cultivada.

School is the place which must give students the “tools” to build their citizenconsciousness, commitments with their rights and duties in society. Searching for a differentiatedapplication of environmental education, a project was done with 2nd year high school studentsof a private school in Cascavel, PR. The activities started with the application of a pre-test.Next, they watched a speech about the subject, did some activities in group like: researches,exsicate, the growth of flowerbeds, and to finalize, they answered a post-test, for the comparisonof the results. It was observed that the conceptual profile of the students showed an alterationwith new scientific knowledge amalgamated with their pre-conceptions. Because the upbringingis a continuous process, since the beginning there has been an awareness, which has to beplanted now.


Texto completo:

PDF PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2012 Márcia Maria Mauli, Andréa Maria Teixeira Fortes, Fabiano Antunes

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.

Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.

Conceito A2 na Capes(2021)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.