Cidadania e educação ambiental: plantas medicinais no contexto escolar / Citizenship and environmental education: Medicinal plants in the school context
Resumo
A escola é o local onde se deve dar aos alunos as “ferramentas” para a construção da suaconsciência cidadã, comprometidos com os seus direitos e deveres na sociedade. Buscandouma aplicação diferenciada de educação ambiental, realizou-se um trabalho com os alunos do2° ano do ensino médio de um colégio particular, em Cascavel, PR. As atividades tiveraminício com a aplicação de um pré-teste. Depois eles assistiram a uma palestra sobre o assunto,fizeram algumas atividades em grupo como pesquisas, exsicatas, cultivo de canteiros, e, parafinalizar, responderam a um pós-teste, para comparação dos resultados. Observou-se que operfil conceitual dos alunos, ou seja, o relacionamento do conceito novo ao já aprendido semostrou alterado com novos conhecimentos científicos amalgamados às suas pré-concepções.Como a formação é um processo contínuo, obteve-se de início a conscientização, que agoraprecisa ser cultivada.
School is the place which must give students the “tools” to build their citizenconsciousness, commitments with their rights and duties in society. Searching for a differentiatedapplication of environmental education, a project was done with 2nd year high school studentsof a private school in Cascavel, PR. The activities started with the application of a pre-test.Next, they watched a speech about the subject, did some activities in group like: researches,exsicate, the growth of flowerbeds, and to finalize, they answered a post-test, for the comparisonof the results. It was observed that the conceptual profile of the students showed an alterationwith new scientific knowledge amalgamated with their pre-conceptions. Because the upbringingis a continuous process, since the beginning there has been an awareness, which has to beplanted now.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2012 Márcia Maria Mauli, Andréa Maria Teixeira Fortes, Fabiano Antunes
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ANÚNCIOS
Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.
Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.
Conceito A2 na Capes(2021)
Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24
eISSN: 2178-7727
Indexações:
A Acta Scientiae é indexada em:Scopus | Latindex | Edubase (SBU/UNICAMP) | |||
Sumarios.org | Google Scholar | Portal LivRe (CNEM) | |||
Journals for Free | REDIB | Galoá DOI |
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.