A tríade distinção–união–incerteza: os pensamentos de Edgar Morin e de Ilya Prigogine como contribuição à área de ensino de ciências / The triad distinction-union-uncertainty: The thoughts of Edgar Morin and Ilya Prigogine as contribution to the area of

Lênio Fernandes Levy, Adílson Oliveira do Espírito Santo Oliveira do Espírito Santo

Resumo


No presente artigo, objetiva-se evidenciar e criar relações entre o ideário de Ilya Prigoginee a teoria da complexidade defendida por Edgar Morin, abordando-se também os desdobramentosrespectivos na seara pedagógica. Será apresentado o ponto de vista de Prigogine tantono que pertine ao indeterminismo das leis da natureza quanto no tocante à sua posição favorávelàs realidades dos processos irreversíveis e do tempo, realidades essas que estão apoiadasno citado indeterminismo e que, ao mesmo tempo, apóiam-no. Ademais, mostrar-se-á quePrigogine exorta a necessidade de retorno a um pensamento não-fragmentado, em que sujeitoe objeto do conhecimento, assim como um e outro objetos distintos, tenham suas relaçõesconsideradas, tanto as deles entre si, quanto aquelas entre eles e o/um todo. Tais interações,aliadas à referida idéia de “incerteza”, constituem-se, conforme será visto, na ponte entre aobra de Prigogine e o ideário complexo de Edgar Morin.

In the present article, is aimed at to evidence and to create relationships between IlyaPrigogine’s idea and the theory of the complexity defended for Edgar Morin, being alsoapproached the respective unfoldings in the pedagogic wheat field. Will be presented the pointof view of Prigogine pertinent to the uncertain of the laws of the nature and his favorableposition to the realities of the irreversible processes and of the time, realities those that areleaning in mentioned uncertain and that, at the same time, they support it. Besides, will beshow that Prigogine exhorts the return need the a no fragmented thought, in that subject andobject of the knowledge, as well as an and other different objects, have their considered relationships, so much the one of them amongst themselves, as those between them and the/awhole. Such interactions, allied to refered “uncertainty” idea, are constituted, as it will beseen, in the bridge between the work of Prigogine and the complex’s idea of Edgar Morin.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2012 Lênio Fernandes Levy, Adílson Oliveira do Espírito Santo Oliveira do Espírito Santo

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.

Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.

Conceito A2 na Capes(2021)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.