Visão e visualização de representações geométricas de futuros professores de matemática
Resumo
Contexto: O estudo da Geometria Esférica, assim como das outras geometrias não euclidianas, associada ao desenvolvimento do pensamento geométrico na formação inicial de professores de matemática é uma temática promissora e que pode contribuir para o ensino de Geometria. Objetivos: Discutir elementos da visão e da visualização mobilizados por futuros professores de matemática na resolução de uma tarefa de Geometria Esférica. Design: Investigação de natureza qualitativa, de cunho interpretativo. Ambiente e participantes: Participaram 13 futuros professores de matemática (FPMat) matriculados na disciplina Ensino de Geometria de uma universidade estadual paranaense. Coleta e análise de dados: As informações obtidas referem-se às gravações em áudio das discussões em pares e coletivas, à produção escrita dos FPMat promovida pela exploração da tarefa e aos registros em diário de campo. A análise incidiu na resolução e na discussão da tarefa pelos FPMat sobre a mobilização de elementos da visão e visualização, Duval (1999) e Gutiérrez (1996), para o desenvolvimento do pensamento geométrico. Resultados: Os resultados evidenciam a mobilização da percepção visual (visão) e de elementos da visualização, como a criação de imagens mentais e representações de objetos geométricos, representações externas e processos e habilidades de visualização (nomeadamente, interpretação visual de informações e de imagens mentais, percepção figura-fundo, constância perceptiva, rotação mental e percepção de posições espaciais. Conclusões: A mobilização destes elementos desvela aprendizagens de conceitos de Geometria Esférica que permitiram compreender diferenças e semelhanças entre a Geometria Esférica e a Geometria Euclidiana.
Palavras-chave
visão; visualização; ensino de geometria esférica;pensamento geométrico; formação inicial de professores de matemática
DOI: https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.8190
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