Visão e visualização de representações geométricas de futuros professores de matemática

Talisson Fernando Leiria, Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino

Resumo


Contexto: O estudo da Geometria Esférica, assim como das outras geometrias não euclidianas, associada ao desenvolvimento do pensamento geométrico na formação inicial de professores de matemática é uma temática promissora e que pode contribuir para o ensino de Geometria. Objetivos: Discutir elementos da visão e da visualização mobilizados por futuros professores de matemática na resolução de uma tarefa de Geometria Esférica. Design: Investigação de natureza qualitativa, de cunho interpretativo. Ambiente e participantes: Participaram 13 futuros professores de matemática (FPMat) matriculados na disciplina Ensino de Geometria de uma universidade estadual paranaense. Coleta e análise de dados: As informações obtidas referem-se às gravações em áudio das discussões em pares e coletivas, à produção escrita dos FPMat promovida pela exploração da tarefa e aos registros em diário de campo. A análise incidiu na resolução e na discussão da tarefa pelos FPMat sobre a mobilização de elementos da visão e visualização, Duval (1999) e Gutiérrez (1996), para o desenvolvimento do pensamento geométrico. Resultados: Os resultados evidenciam a mobilização da percepção visual (visão) e de elementos da visualização, como a criação de imagens mentais e representações de objetos geométricos, representações externas e processos e habilidades de visualização (nomeadamente, interpretação visual de informações e de imagens mentais, percepção figura-fundo, constância perceptiva, rotação mental e percepção de posições espaciais. Conclusões: A mobilização destes elementos desvela aprendizagens de conceitos de Geometria Esférica que permitiram compreender diferenças e semelhanças entre a Geometria Esférica e a Geometria Euclidiana.

Palavras-chave


visão; visualização; ensino de geometria esférica;pensamento geométrico; formação inicial de professores de matemática

Texto completo:

PDF PDF (English)


DOI: https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.8190

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2025 Talisson Fernando Leiria, Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.

Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.

Conceito A2 na Capes(2021)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.