Conhecimento da prática letiva de educadoras de infância desenvolvido num estudo de aula

Gorete Fonseca, João Pedro da Ponte

Resumo


Contexto: A educação de infância corresponde a uma fase importante do desenvolvimento das crianças. O conhecimento do educador de infância relativo à prática letiva é um dos aspetos fundamentais do conhecimento didático. O estudo de aula é um processo formativo e colaborativo com potencial para o desenvolvimento do conhecimento da prática letiva. Objetivos: Identificar que aprendizagens são desenvolvidas pelas educadoras com a sua participação num estudo de aula relativamente à construção da tarefa, elaboração do plano de aula e lecionação da aula, aspetos fundamentais do conhecimento da prática letiva, entendidos como aspetos centrais do conhecimento didático. Design: Segue uma metodologia de natureza qualitativa e interpretativa, com observação participante. Ambiente e participantes: A investigação resulta de um estudo de aula realizado, no domínio da Matemática, em três jardins-de-infância portugueses que acolhem crianças entre os 3 e os 6 anos de idade. Integraram o estudo, voluntariamente, três educadoras e a facilitadora. Coleta e análise de dados: A recolha de dados foi feita por observação participante com a gravação áudio das sessões e a elaboração de um diário de bordo. Resultados: Os resultados mostram que as educadoras de infância desenvolveram de forma significativa o seu conhecimento sobre aspetos da prática letiva quando planificaram, realizaram e refletiram sobre situações de aprendizagem, e sobre os documentos curriculares para a educação de infância. Conclusões: O estudo mostra o potencial do estudo de aula para o desenvolvimento do conhecimento da prática letiva dos educadores de infância, uma área pouco investigada.


Palavras-chave


estudo de aula; educação infantil; desenvolvimento profissional; prática letiva; padrões.

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