O uso do laboratório de ensino de Química como ferramenta: investigando as concepções de licenciandos em Química sobre o Predizer, Observar, Explicar (POE)
Resumo
O presente artigo investiga as percepções com que futuros professores de Química analisam a importância do uso do Laboratório de Química (LQ) no ensino e aprendizagem na Educação Básica, utilizando como estratégia didática a abordagem Predizer, Observar, Explicar (POE), aqui adaptada para a realização de experimentos e o perfil que estes professores
assumem diante do uso da experimentação. A coleta de dados foi realizada no mês de outubro de 2007 com uma turma de Estágio Supervisionado II de um curso de Licenciatura em Química. Os resultados encontrados apontam que os professores em formação inicial (re) conceituaram o papel do LQ, criando possibilidades de relações que podem ser estabelecidas
entre a prática e a teoria.
This paper investigates the perceptions from future Chemistry teachers about the importance on using the Chemistry Laboratory (LQ) in teaching and learning in basic education, applying POE (predict, observe, explain) approach as strategy, adapted here for the conduct of experiments and the profile that these teachers takes forward using such experimentation. Data collection was performed in October 2007 in a Supervised Stage II class of a Chemistry Degree course. The results
show that teachers in training (re) defined the role of LQ, creating possibilities for relationships that may be established between practice and theory.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2012 Maria Cristina Aguirre Schwahn, Edson Roberto Oiagen
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ANÚNCIOS
Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.
Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.
Conceito A2 na Capes(2021)
Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24
eISSN: 2178-7727
Indexações:
A Acta Scientiae é indexada em:Scopus | Latindex | Edubase (SBU/UNICAMP) | |||
Sumarios.org | Google Scholar | Portal LivRe (CNEM) | |||
Journals for Free | REDIB | Galoá DOI |
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.