Aplicações no ensino e aprendizagem do cálculo diferencial e integral através de experimentos envolvendo temperaturas/ Teaching and learning applications of differential and integral calculus through experiments involving temperatures
Resumo
O objetivo deste artigo é mostrar que a partir de dados reais é possível usar vários conteúdos do Cálculo Diferencial e Integral tornando a aprendizagem desses conteúdos mais signifi cativa para os estudantes. Nesse aspecto, empregamos a Modelagem Matemática como um caráter utilitário de conteúdos matemáticos. Apresentamos algumas sugestões de atividades envolvendo esses conteúdos relacionados ao Cálculo Diferencial e Integral, sobretudo aqueles relacionados à integração numérica, mediada pelo programa Excel e com medidas de temperaturas realizadas por dois experimentos diferentes. Desta maneira, esperamos atender algumas das expectativas dos estudantes, como vincular os conceitos matemáticos enfocados em sala de aula com a realidade do cotidiano e aliados à tecnologia disponível.
The aim of this article is to demonstrate how possible is the use of various contents ofDifferential and Integral Calculus in order to turn the learning of such contents more meaningful forthe students. In this regard we use Mathematical Modeling as an utilitarian character of mathematicalcontents. We present some suggestions for activities involving such topics related to Differentialand Integral Calculus, especially those related to numerical integration, mediated by the softwareExcel using temperatures measurements carried out by two different experiments. In this way, wehope to meet some of the students’ expectations, linking the mathematical concepts covered inclassroom with the reality of daily life combined with available technology.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2012 Denise Helena Lombardo Ferreira, Júlio César Penereiro
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ANÚNCIOS
Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.
Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.
Conceito A2 na Capes(2021)
Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24
eISSN: 2178-7727
Indexações:
A Acta Scientiae é indexada em:Scopus | Latindex | Edubase (SBU/UNICAMP) | |||
Sumarios.org | Google Scholar | Portal LivRe (CNEM) | |||
Journals for Free | REDIB | Galoá DOI |
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.