Contextualized tasks of Brazilian textbooks from a Critical Mathematics Education perspective

Rúbia Barcelos Amaral Schio, Lucas Carato Mazzi

Resumo


Contexto: Baseado em parte do nosso trabalho no grupo de pesquisa Teorema - Interlocuções entre Geometria e Educação Matemática, sobre análise de livros didáticos brasileiros, este artigo tem como objetivo (objetivos:) propor reflexões sobre se, e como, tarefas contextualizadas podem contribuir para mudar as atitudes e crenças dos estudantes em relação à Matemática e à sociedade. Design: Tendo em vista esse objetivo, com base nos pressupostos da pesquisa qualitativa, analisamos um total de 41 livros didáticos de Matemática, sendo 20 dos Anos Finais do Ensino Fundamental e 21 do Ensino Médio, todos aprovados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) (Ambiente e participantes - não há participantes). Coleta e análise dos dados: Com os livros em mãos, buscamos tarefas contextualizadas que promovessem reflexões e discussões críticas sobre temas do cotidiano - econômicos, sociais, tecnológicos, sustentáveis, éticos, entre outros - presentes na sociedade. Para analisar as tarefas selecionadas, adotamos a Educação Matemática Crítica como lente teórica, revelando preocupações sociais, políticas e culturais, propondo a leitura do mundo com a Matemática, além de promover uma Pedagogia Libertadora, com base na justiça social. Resultados: Os resultados indicaram que as tarefas selecionadas podem promover reflexões e contribuir para a mudança de atitude dos alunos em relação à Matemática e à sociedade, porém ressaltamos que o papel do professor é fundamental neste processo. Conclusão: Tendo em vista o elevado número de tarefas presentes nos livros didáticos brasileiros, consideramos que elas poderiam apresentar um maior número de situações contextualizadas, aumentando o número de opções para o professor.


Palavras-chave


Análise de livros didáticos; Leitura do mundo com a Matemática; Tarefas contextualizadas; Pedagogia Libertadora; Educação Matemática Crítica.

Texto completo:

PDF (English)


DOI: https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.6466

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Rúbia Barcelos Amaral Schio, Lucas Carato Mazzi

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.

Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.

Conceito A2 na Capes(2021)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.