Contextualized tasks of Brazilian textbooks from a Critical Mathematics Education perspective
Resumo
Contexto: Baseado em parte do nosso trabalho no grupo de pesquisa Teorema - Interlocuções entre Geometria e Educação Matemática, sobre análise de livros didáticos brasileiros, este artigo tem como objetivo (objetivos:) propor reflexões sobre se, e como, tarefas contextualizadas podem contribuir para mudar as atitudes e crenças dos estudantes em relação à Matemática e à sociedade. Design: Tendo em vista esse objetivo, com base nos pressupostos da pesquisa qualitativa, analisamos um total de 41 livros didáticos de Matemática, sendo 20 dos Anos Finais do Ensino Fundamental e 21 do Ensino Médio, todos aprovados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) (Ambiente e participantes - não há participantes). Coleta e análise dos dados: Com os livros em mãos, buscamos tarefas contextualizadas que promovessem reflexões e discussões críticas sobre temas do cotidiano - econômicos, sociais, tecnológicos, sustentáveis, éticos, entre outros - presentes na sociedade. Para analisar as tarefas selecionadas, adotamos a Educação Matemática Crítica como lente teórica, revelando preocupações sociais, políticas e culturais, propondo a leitura do mundo com a Matemática, além de promover uma Pedagogia Libertadora, com base na justiça social. Resultados: Os resultados indicaram que as tarefas selecionadas podem promover reflexões e contribuir para a mudança de atitude dos alunos em relação à Matemática e à sociedade, porém ressaltamos que o papel do professor é fundamental neste processo. Conclusão: Tendo em vista o elevado número de tarefas presentes nos livros didáticos brasileiros, consideramos que elas poderiam apresentar um maior número de situações contextualizadas, aumentando o número de opções para o professor.
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PDF (English)DOI: https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.6466
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