Erros na Resolução de Inequações: consequências de dificuldades relativas a conteúdos dos Ensinos Fundamental e Médio

Maria Luisa Perdigão Diz Ramos, Edda Curi

Resumo


Este artigo foi originado a partir de dados analisados e utilizados na elaboração de instrumentos investigativos que compõem uma pesquisa de doutorado desenvolvida com alunos do 1º ano da educação profissional tecnológica de nível médio na modalidade integrada de uma escola pública de Minas Gerais. Ele tem por objetivo classificar, analisar e identificar as dificuldades e erros cometidos em Matemática por esses alunos na resolução de inequação-quociente e inequação exponencial. A investigação de cunho qualitativo foi realizada por meio da análise de conteúdo, empregando categorias de erros, em duas questões de uma avaliação somativa de Matemática aplicada a esses alunos no 1º semestre letivo de 2013. Como resultado, foi possível perceber que os alunos apresentaram dificuldades e erros provenientes de lacunas do Ensino Fundamental na resolução de função quadrática, prejudicando, consequentemente, o aprendizado de inequações no Ensino Médio. Tal análise revelou ainda dificuldades encontradas pelos alunos quanto ao conteúdo atual de inequação. Consideramos como necessária a realização da análise de erros na produção escrita do aluno, por meio da qual o professor define estratégias que possam auxiliar o aluno a superar suas dificuldades. Isso é fundamental, pois o aprendizado de novos conteúdos é prejudicado em função de erros recorrentes.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2015 Maria Luisa Perdigão Diz Ramos, Edda Curi

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.

Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.

Conceito A2 na Capes(2021)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.