Conhecendo as dificuldades de aprendizagem no ensino superior para o conceito de estequiometria / Knowing the difficulties of learning in higher education for the concept of stoichiometry
Resumo
Este artigo apresenta dificuldades na compreensão do conceito de estequiometria expressas por licenciandos em química de diferentes níveis do curso de uma instituição pública. Este conceito é relevante por transitar entre o nível macroscópico e submicroscópico das transformações químicas. Para conhecer as dificuldades utilizou-se uma prova pedagógica. Dos dados observou-se a concepção de aparecimento/desaparecimento de matéria nas transformações químicas, desconsideração das proporções estequiométricas na representação e confusão da grandeza quantidade de matéria.
This paper presents learning difficulties in understanding of the stoichiometry expressed by undergraduate chemistry in the different periods in the course of a public higher education institution. This concept is relevant for moves between the macroscopic and the submicroscopic levels of chemical reaction. We used a test pedagogical. From the data observed the conception of the appearance or disappearance of matter in chemical transformations, disregard of stoichiometric rations and confusion in the representation of the magnitude of the amount of matter.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2014 Lívia Cristina dos Santos, Marcia Gorette Lima da Silva
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ANÚNCIOS
Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.
Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.
Conceito A2 na Capes(2021)
Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24
eISSN: 2178-7727
Indexações:
A Acta Scientiae é indexada em:Scopus | Latindex | Edubase (SBU/UNICAMP) | |||
Sumarios.org | Google Scholar | Portal LivRe (CNEM) | |||
Journals for Free | REDIB | Galoá DOI |
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.