Avaliação em Matemática: ato de Comunicação e Espelho da Ação / Assessment in Maths: Act of Communication and Reflection of the Action
Resumo
“Ato de comunicação e espelho da ação”. Com esse jogo de palavras, Barlow (2006) convida-nos a refletir a respeito do processo de avaliação, em especial em um contexto escolar de ensino e de aprendizagem. Inicialmente, buscamos caracterizar o ato de avaliar a partir de uma contraposição entre os campos do real e do ideal que muitas vezes acaba refletido em uma comunicação em sentido único (do professor para o estudante). Discutimos então algumas das funções que a avaliação é convidada a cumprir no contexto escolar, bem como o conceito de avaliação formativa e os papéis por ela desempenhados. Por fim, apresentamos algumas análises envolvendo a produção escrita de estudantes, desenvolvidas no interior do GEPEMA, Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática e Avaliação da Universidade Estadual de Londrina, realizadas sob a perspectiva da avaliação como prática de investigação e como oportunidade de aprendizagem.
“Act of communication and reflection of the action”. With this play on words, Barlow (2006) invites us to reflect upon the assessment process, specifically in a school context of teaching and learning. At first, it was sought to characterize the act of assessing from a contraposition between the real and ideal fields that many times end up reflecting in a one-meaning communication (from teacher to student). It is discussed then some of the roles which assessment is invited to fulfill in a school context, as well as the formative assessment concept and the roles performed by it. At long last, we present some
analyses involving the written production from students developed within GEPEMA (Research and Study Group in Mathematics Education and Assessment) of State University in Londrina, developed under the perspective of assessment as investigation practice and as learning opportunity.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2014 André Luis Trevisan, Regina Luzia Corio de Buriasco
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ANÚNCIOS
Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.
Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.
Conceito A2 na Capes(2021)
Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24
eISSN: 2178-7727
Indexações:
A Acta Scientiae é indexada em:Scopus | Latindex | Edubase (SBU/UNICAMP) | |||
Sumarios.org | Google Scholar | Portal LivRe (CNEM) | |||
Journals for Free | REDIB | Galoá DOI |
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.