University-School Leadership in Teacher Education

Eurivalda Ribeiro dos Santos Santana, Maria Elizabete Souza Couto, Marlúbia Corrêa de Paula

Resumo


Contexto: as pesquisas sobre formação de professores e desenvolvimento profissional vêm crescendo considerando várias perspectivas teóricas e de análises. Atuamos num projeto de pesquisa, que conta com a participação de pesquisadores de universidades localizadas nas regiões Nordeste e Sudeste do Brasil, visando identificar e analisar elementos facilitadores para a realização de processos formativos no âmbito da escola, que propiciem o desenvolvimento profissional. Objetivos: analisar o que se revela como influências da liderança universidade-escola no processo formativo para o ensino e o desenvolvimento profissional dos professores de matemática que ensinam estatística. Design: Investigação qualitativa. Ambiente e participantes: dois professores, dois coordenadores pedagógicos, uma articuladora pedagógica (liderança universidade-escola), de três escolas públicas municipais integrantes de um mesmo processo formativo no estado da Bahia. Coleta e análise de dados: após o processo formativo, foi realizada uma entrevista com dois professores que participaram dos encontros e realizaram todas as atividades, duas coordenadoras pedagógicas e a articuladora pedagógica responsável pelo processo formativo nas três escolas. As entrevistas, áudio gravadas, foram transcritas e analisadas seguindo os princípios da Análise Textual Discursiva (ATD) com categorias emergentes. Resultados: mostram influência positiva da liderança universidade-escola, na realização do planejamento das sequências de ensino, para trabalhar conceitos estatísticos, a serem desenvolvidas em sala de aula, na renovação da prática de ensino do professor em sala de aula, na participação dos estudantes nas aulas e nas relações entre a universidade, a gestão escolar e sua relação pedagógica com os professores. Conclusões: sugere-se processos formativos na escola com articulação para as ações.


Palavras-chave


desenvolvimento profissional; ensino de matemática; liderança universidade-escola; conceitos estatísticos.

Texto completo:

PDF (English) PDF


DOI: https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.5934

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Eurivalda Ribeiro dos Santos Santana, Maria Elizabete Souza Couto, Marlúbia Corrêa de Paula

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.

Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.

Conceito A2 na Capes(2021)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.