A Wikipédia e a construção de conhecimento no ensino de História da Física/ Wikipedia and the construction of knowledge in the teaching of the History of Physics

Renato P. dos Santos

Resumo


No ano letivo 2008, durante a disciplina ‘História e Epistemologia da Física’, do curso de LicenciaturaPlena em Física da Universidade Luterana do Brasil, fizemos uma experiência de invertera tendência dos estudantes meramente copiarem e colarem o material existente já pronto na Internet(download) durante a produção de materiais escritos para acrescentar (upload) material novo aoconhecimento humano coletivo registrado na Wikipédia. Neste trabalho, pretendemos verifi car se aconcepção de Ciência como uma construção humana teria sido assimilada pelos estudantes e se ela severia refl etida nas suas contribuições à Wikipédia. Para tal, realizamos uma análise de conteúdo dessascontribuições, partindo da hipótese de que elas evidenciarão essa assimilação através da presença deinformações que retratem o lado humano do cientista biografado, em adição aos “fatos positivos”biográfi cos, mais comumente presentes nos esboços biográfi cos da Wikipédia.

During the academic year 2008, during the discipline ‘History and Epistemology ofPhysics’, from the Physics course in the Brazilian Lutheran University, we did an experiment torevert the trend of students merely copying and pasting (download) the already existing materialon the Internet when producing written materials to adding (upload) new material to the collectivehuman knowledge recorded on Wikipedia. In this work, we intend to verify if the conception ofScience as a human activity would have been understood by students and would be refl ected in theircontributions to Wikipedia. To this end, we performed a content analysis for their contributions,on the assumption that the students would show that assimilation by the presence of informationthat unveil the human side of biographees, in addition to the biographical “positive facts”, mostcommonly present in biographical sketches at Wikipedia.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2012 Renato P. dos Santos

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.

Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.

Conceito A2 na Capes(2021)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.