Estratégias para o ensino de química orgânica no nível médio: uma proposta curricular/ Strategies for the Teaching of Organic Chemistry in Higher Secondary Education: A curriculum proposal

Maira Ferreira, José Cláudio Del Pino

Resumo


As diretrizes curriculares nacionais reafirmam a responsabilidade da escola e da comunidadeescolar, especialmente dos professores, na construção de currículos escolares conectados com aquiloque tem sido confi gurado como sendo as necessidades da sociedade contemporânea. A partir dessapremissa, apresentamos algumas considerações sobre as compreensões dadas ao currículo escolar e o papel que este assume na composição das metodologias e da seleção dos conhecimentos tratadosem química, na educação básica, e destacamos a necessidade de problematizarmos questões queenvolvem a relação entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente, na educação escolar. Diante das considerações feitas, justifi camos e apresentamos uma proposta de ensino dequímica orgânica, para o ensino médio. Estruturamos e organizamos um material didático para serdesenvolvido em duas partes, na primeira, propomos realizar o estudo das substâncias que contémcarbono na sua composição química, a partir de textos da mídia, sobre temas relacionados às aplicaçõesindustriais e aos efeitos ambientais dos processos industriais. Em um segundo momento,procuramos desenvolver o estudo de propriedades e características destas substâncias, considerandoas reações químicas como sendo o eixo articulador do desenvolvimento dos conteúdos e utilizamosas atividades experimentais como metodologia de ensino.

The national curricular guidelines have reaffi rmed the responsibility of the school and theschooling community, especially the teachers’, in building school curriculums that are linked to whathas been confi gured as being contemporary society requirements. From this premise, we present afew considerations on the comprehension attributed to the school curriculum and the role it plays inthe composition of methodologies and the selection of knowledge items approached for chemistryin basic education, and highlight the need to problematize issues involving the relationship between Science, Technology, Society and Environment in school education. In the face of the considerationsmade, we justify and present a teaching proposal for organic chemistry for intermediate schooling.We have structured and organized a didactic material to be developed in two parts, the fi rst of whichwe propose carrying out a study of carbon compounds from texts in the media about topics related toindustrial applications and the environmental effects of industrial processes. In a second instant, weseek to develop the study of organic compound properties and characteristics, taking into considerationchemical reactions as being the articulating axis in the development of contents and have used experimentalactivities as a teaching methodology


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2012 Maira Ferreira, José Cláudio Del Pino

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.

Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.

Conceito A2 na Capes(2021)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.