Educação ambiental e educação científi ca na perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS): pilares para uma educação crítica/ Environmental education and science education in a Science, Technological and Society (STS) approach: Basis for a critical

Carlos Frederico B. Loureiro, Jacqueline Girão Soares de Lima

Resumo


No presente artigo, apresentamos um conjunto de reflexões e argumentos em favor da aproximaçãoentre educação em ciências e educação ambiental, via enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS),objetivando a construção de uma educação crítica, baseada no conhecimento científi co e socioambiental.Para isso, partimos de uma breve revisão da literatura sobre educação em ciências, da descrição do teor dostrabalhos realizados neste campo que abordam a educação ambiental e de uma pesquisa nacional, realizadapelo INEP/MEC em 2006, acerca do que ocorre nas instituições de ensino fundamental no Brasil em termosde educação ambiental. Concluímos que existe uma produtiva interface entre a educação ambiental críticae a educação científi ca com enfoque CTS que deve ser mais explorada academicamente.

In this article, we present a set of considerations that approximate Science Education and EnvironmentalEducation in a Science, Technological and Society (STS) approach, aiming the construction of a criticaleducation based on the scientifi c and social-environmental knowledge. We start from the brief analysis ofScience Education, the description of the contents of studies done on that fi eld that approaches EnvironmentalEducation and the results of a National research made by INEP/MEC in 2006 that consists of whatoccurs inside of Brazilian schools in terms of Environmental Education. We concluded that a productiveinterface between critical Environmental Education and Scientifi c Education focused on the Science andTechnological Education perspective exists and should be academically more explored.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2012 Carlos Frederico B. Loureiro, Jacqueline Girão Soares de Lima

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.

Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.

Conceito A2 na Capes(2021)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.