Educação ambiental e educação científi ca na perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS): pilares para uma educação crítica/ Environmental education and science education in a Science, Technological and Society (STS) approach: Basis for a critical
Resumo
No presente artigo, apresentamos um conjunto de reflexões e argumentos em favor da aproximaçãoentre educação em ciências e educação ambiental, via enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS),objetivando a construção de uma educação crítica, baseada no conhecimento científi co e socioambiental.Para isso, partimos de uma breve revisão da literatura sobre educação em ciências, da descrição do teor dostrabalhos realizados neste campo que abordam a educação ambiental e de uma pesquisa nacional, realizadapelo INEP/MEC em 2006, acerca do que ocorre nas instituições de ensino fundamental no Brasil em termosde educação ambiental. Concluímos que existe uma produtiva interface entre a educação ambiental críticae a educação científi ca com enfoque CTS que deve ser mais explorada academicamente.
In this article, we present a set of considerations that approximate Science Education and EnvironmentalEducation in a Science, Technological and Society (STS) approach, aiming the construction of a criticaleducation based on the scientifi c and social-environmental knowledge. We start from the brief analysis ofScience Education, the description of the contents of studies done on that fi eld that approaches EnvironmentalEducation and the results of a National research made by INEP/MEC in 2006 that consists of whatoccurs inside of Brazilian schools in terms of Environmental Education. We concluded that a productiveinterface between critical Environmental Education and Scientifi c Education focused on the Science andTechnological Education perspective exists and should be academically more explored.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2012 Carlos Frederico B. Loureiro, Jacqueline Girão Soares de Lima
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ANÚNCIOS
Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.
Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.
Conceito A2 na Capes(2021)
Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24
eISSN: 2178-7727
Indexações:
A Acta Scientiae é indexada em:Scopus | Latindex | Edubase (SBU/UNICAMP) | |||
Sumarios.org | Google Scholar | Portal LivRe (CNEM) | |||
Journals for Free | REDIB | Galoá DOI |
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.