A Constituição da Identidade do Professor: uma abordagem fenomenológica / The Constitution of the Teacher’s Identity: a phenomenological approach

Rosa Monteiro Paulo, Rosemary Aparecida Santiago, Carmem Lúcia Costa Amaral

Resumo


Apresentamos, neste texto, uma pesquisa desenvolvida com a intenção de compreender o movimento de constituição da identidade do professor nos cursos de Licenciatura. As ações iniciais se voltam para as Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Licenciatura em Matemática, Química e Pedagogia procurando explicitar o perfil esperado dos futuros professores. Assumindo uma postura fenomenológica, analisamos as diretrizes  curriculares construindo três categorias abertas que refletem nossa interpretação acerca do perfil esperado dos futuros professores. Tal perfil diz da (1) formação para a ação em sala de aula, (2) formação para a construção do conhecimento pedagógico, cientifico e cultural e (3) formação para análise e participação critica na autoformação e na gestão educacional. Apontamos, mediante a interpretação dos dados produzidos, a relevância de considerar as ações da experiência vivida para compreender a constituição da identidade do professor.

In this article, we present a research that aims at understanding the motion related to the constitution of the teacher’s identity within the teaching degree courses. We studied the National Curriculum Guidelines for the teaching degree courses in mathematics and chemistry, as well as
in bachelor of education (pedagogy), in particular, those aspects explaining the expected profile of the future teachers. Within a phenomenological approach, we analyzed the curriculum guidelines and established three open categories of this expected profile of the future teachers. Such profile  regards the (1) training for the acting in the classroom, (2) training for the establishment of the educational, scientific and cultural knowledge and (3) training for the critical analysis and participation within the auto-learning and educational management. Based on the interpretation of the data, we emphasize at the importance of considering those actions related to living experiences
in order to better comprehend the constitution of the  teacher’s identity.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2014 Rosa Monteiro Paulo, Rosemary Aparecida Santiago, Carmem Lúcia Costa Amaral

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.

Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.

Conceito A2 na Capes(2021)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.