Um modelo para analisar registros de professores em contextos interativos de aprendizagem / A model to analyze teacher’s records in interactive learning environments
Resumo
Este artigo discute uma proposta de análise de registros feitos por professores quando imersos emcontextos interativos de aprendizagem. A proposta de análise, o Modelo da Estratégia Argumentativa– MEA, é filiada à Teoria da Argumentação de Chaïm Perelman e Olbrechts-Tyteca. Começamos porcaracterizar um tipo de investigação centrada em ambientes que incluem TV, vídeo e outras tecnologias.A seguir, discutimos a diferença entre ferramenta e prótese e uma concepção de conhecimento apoiada naideia de que pensamento e linguagem são interdependentes na compreensão dos processos de produçãode significados. Os processos de produção de signifi cados são centrais para a compreensão das trocas nointerior dos contextos interativos de aprendizagem. Problematizamos a interpretação das interações quese estabelecem nesses contextos, com ênfase nos processos em que estão envolvidos professores e seusalunos. Apresentamos a dinâmica do modelo de análise da fala e um exemplo de sua aplicação. Por fi m,avaliamos o poder explicativo do modelo e algumas das questões suscitadas por sua aplicação.
This paper discusses an approach for analyzing teachers’ records while they are immersing inan Interactive Learning Environment-ILE. We propose an Argumentative Strategy Model- ASM basedon Chaïm Perelman and Olbrechts-Tyteca Argumentation Theory. We start characterizing one typeof investigation centered on environments including TV, video and other technologies. We discussthe differences between the tool and prostheses, and a conception of knowledge derived from ideasthat thought and language are interdependent processes of meaning production. Such processes arecentral to better understand the interactions in ILE. We present the dynamic of this model through oneapplication and, end up by evaluating the model and raising some questions for its usage.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2012 Janete Bolite Frant, Monica Rabello de Castro
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ANÚNCIOS
Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.
Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.
Conceito A2 na Capes(2021)
Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24
eISSN: 2178-7727
Indexações:
A Acta Scientiae é indexada em:Scopus | Latindex | Edubase (SBU/UNICAMP) | |||
Sumarios.org | Google Scholar | Portal LivRe (CNEM) | |||
Journals for Free | REDIB | Galoá DOI |
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.