A critical reflection on mathematics-for-teaching/ Uma refl exão crítica sobre a matemática-para-o-ensino

George Gadanidis, Immaculate Namukasa

Resumo


We have noticed a growing trend in the mathematics teacher education community in identifyinga special knowledge of mathematics that teachers need in order to teach mathematics. Forexample, Davis and Simmt (2006) and Ball and Bass (2003) suggest that the mathematics teachersneed to know is qualitatively different than the mathematics their students are expected to master.Although we agree that teachers do need to develop a rich understanding of the mathematics theyteach, we are not convinced that this knowledge is different from the mathematical knowledgewe want students to develop, at least not in the ways defi ned by Davis and Simmt (2006), by Balland Bass (2003) and by Ball, Bass, Sleep and Thames (2005). In this paper we present a criticalrefl ection on mathematics-for-teaching through an analysis of the mathematical examples usedwhen defi ning mathematics-for-teaching.

Nós temos notado uma tendência crescente na comunidade de professores de matemática emrelação à identifi cação de um conhecimento especial de matemática que os professores necessitampara ensiná-la. Por exemplo, Davis e Simmt (2006) e Ball e Bass (2003) sugerem que a matemáticaque os professores precisam saber é qualitativamente diferente da matemática que se espera queos estudantes dominem. Embora nós concordemos que os professores precisam desenvolver umarica compreensão da matemática que ensinam, não estamos convencidos de que esse conhecimentoé diferente do conhecimento matemático que queremos que os alunos desenvolvam, pelo menosnão na forma defi nida por Davis e Simmt (2006 ), por Ball e Bass (2003) e por Ball, Bass, Sleepe Thames (2005). Neste artigo, nós apresentamos uma refl exão crítica sobre a matemática-parao-ensino através de uma análise dos exemplos matemáticos utilizados na defi nição matemáticapara-ensinar.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2012 George Gadanidis, Immaculate Namukasa

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.

Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.

Conceito A2 na Capes(2021)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.