A condução de atividades de mecânica para alunos com e sem defi ciência visual: difi culdades e viabilidades/ Diffi culties and viabilities of having a born blind student effectively attend mechanics classes
Resumo
O presente texto encontra-se inserido dentro de um estudo que busca compreender quais sãoas principais barreiras e alternativas para a inclusão de alunos com deficiência visual no contextodo ensino de física. Apresenta e discute as difi culdades e viabilidades para a participação efetivado aluno cego de nascimento em aulas de mecânica. Por meio de análise de conteúdo, identifi caquatro classes funcionais implicadoras de difi culdades e cinco de viabilidades. Algumas classesestiveram presentes entre as difi culdades e viabilidades e outras não. Dessa forma, o que categorizouuma classe como dificuldade e/ou viabilidade foram suas características intrínsecas (linguageme contexto). Como conclusão, enfatiza a importância da criação de ambientes comunicacionaisadequados, a função inclusiva do elemento interatividade, bem como a necessidade da destituiçãode ambientes segregativos no interior da sala de aula.
This article is aimed at understanding which the most important diffi culties and alternativesto include students with visual impairments in physics classes are. It presents and discusses thediffi culties and viabilities of having a born blind student effectively attend Mechanics classes.Using content analysis, this experiment identifi es four functional classes which might correspondto diffi culties and fi ve which refer to the viabilities. Some of the classes were among the diffi cultiesand viabilities and others were not. For this reason, the class intrinsic features (language and context)have characterized them as diffi culty and/or viability. Therefore, the importance of appropriatecommunicative environments, the including role of the interactivity element, as well as the needfor destitution of segregation environments inside classroom, are emphasized.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2012 Eder Pires de Camargo, Roberto Nardi
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ANÚNCIOS
Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.
Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.
Conceito A2 na Capes(2021)
Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24
eISSN: 2178-7727
Indexações:
A Acta Scientiae é indexada em:Scopus | Latindex | Edubase (SBU/UNICAMP) | |||
Sumarios.org | Google Scholar | Portal LivRe (CNEM) | |||
Journals for Free | REDIB | Galoá DOI |
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.