“Eu não sei o que o amanhã trará”: a tríade tecnologias, sociedade e educação / “I know not what tomorrow will bring”: The triad technology, society and education

Marcelo Prado Amaral Rosa, Francisco Catelli, Fabiana Pauletti

Resumo


As mudanças sociais provocadas pela inserção das tecnologias digitais disponíveis no mercado apresentam-se desde a ordem geográfica até a velocidade relacional dentro de tempo e espaços que não contemplam os padrões de sociedades passadas. Assim, discussões relativas à inserção dos recursos tecnológicos na educação instituem-se como proveitosos horizontes de diálogos. Dessa forma, o objeto deste trabalho recaiu sobre o impacto tecnológico da educação, explorando a evolução cultural da tecnologia na sociedade e as necessidades educacionais do professorado frente ao contexto social atual. Por fim, apresentam-se as reflexões e os encadeamentos pertinentes às discussões abordadas ao longo da escrita.

Social changes brought about by the insertion of digital technologies available in the market are presented from a geographical standpoint all the way to the relative speed inside time and space that do not include the patterns of past societies. Thus, discussions regarding the integration of technological resources in education, establish themselves for fruitful dialogues on the horizon. Thus, the object in this work fell on the technological impact of education, exploring the cultural evolution of technology in society and the educational needs of teachers due to the way our society is presently structured. Finally, it presents the outcomes and points out notes that are relevant to the reflections and discussions addressed throughout the writing


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2014 Marcelo Prado Amaral Rosa, Francisco Catelli, Fabiana Pauletti

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.

Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.

Conceito A2 na Capes(2021)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.