Ensino de Ciências para a Formação do Pedagogo: Concepções de Alunos em Formação

Isabel Cristina Higino Santana, Andréa Pereira Silveira

Resumo


O Ensino de Ciências no nível fundamental é uma tarefa estimulante e está em ampla discussão nas pesquisas educacionais e dentro da sala de aula. Nesta investigação de abordagem mista e exploratória o objetivo foi compreender as concepções que os discentes de pedagogia têm acerca do entendimento e da relevância do Ensino de Ciências para e na formação de pedagogos. As concepções de um grupo de 31 discentes regularmente matriculados na turma de 6º semestre do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará, Campus da Faculdade de Educação de Itapipoca (UECE-FACEDI), foram acessadas por meio de um relato escrito espontâneo desses alunos. Os dados coletados foram decodificados e categorizados a partir de seu lançamento no software IRAMUTEQ em conjunto com a análise de conteúdo de Bardin. Os resultados mostraram que o Ensino de Ciência é relacionado com a construção de conhecimentos específicos que possibilitam ensinar Ciências nas séries iniciais da educação básica. Os futuros pedagogos destacam também a necessidade de conhecer questões relacionadas ao meio ambiente, para além das bases teóricas do tema. Foi registado preocupação dos entrevistados em compreender o meio, sem, no entanto, se preocupar com a sua contextualização ou mesmo com a utilização da interdisciplinaridade e da ludicidade, como veículo de transposição do conhecimento adquirido na academia e levado pra dentro da sala de aula. É conclusivo, portanto, através desse processo de análise da mensagem, que  o Ensino de Ciências para e na formação do pedagogo deve ser articulado a questões de formação docente, de construção de conhecimentos específicos, de relações com outras disciplinas e de ludicidade, no propósito de contribuir para a formação de indivíduos autônomos, cidadãos e críticos.

 


Palavras-chave


Formação Inicial Docente. Ensino de Ciências. Pedagogia

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.v20iss5id4625

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Isabel Cristina Higino Santana, Andréa Pereira Silveira

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.

Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.

Conceito A2 na Capes(2021)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.