Características de um bom aluno de matemática na opinião de professores e estudantes / Characteristics of a good student of mathematics at the opinion of teachers and students
Resumo
Neste artigo, é apresentada uma investigação realizada com professores e alunos dematemática de todos os níveis de ensino, por meio de entrevistas aplicadas por alunos deum curso de matemática, com vistas a caracterizar o bom aluno de matemática, tendo comofundamentação teórica os estudos sobre concepções e crenças, bem como as classifi cações dastendências pedagógicas em Educação Matemática. As respostas dos entrevistados foram gravadas e posteriormente transcritas, e as características apontadas foram agrupadas em duas categorias:pessoais e relacionadas ao ensino e aprendizagem de matemática ou a atitudes de sala de aula. Osdados foram organizados em quadros e discutidos à luz da fundamentação teórica. De maneirageral, as características apontadas mostram que é considerado bom aluno de matemática aqueleque cumpre normas, não questiona e se esforça nos estudos.
In this paper we present a research conducted with teachers and students of mathematics atall levels of education through interviews applied by students of a graduate mathematics course, inorder to characterize the good student of mathematics, having as rationale the studies on conceptionsand beliefs, as well as the classifi cation of educational trends in mathematics education. Therespondents´ answers were recorded and transcribed and the characteristics were grouped intotwo categories: personal and related to teaching and learning of mathematics or the attitudes of theclassroom. The data were organized in tables and discussed in the light of the theories studied. Ingeneral, the characteristics pointed out show that is considered a good student of mathematics theone who follows rules, does not produce controversies and does his best in school.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2012 Regina Luzia Corio de Buriasco, Helena Noronha Cury
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ANÚNCIOS
Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.
Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.
Conceito A2 na Capes(2021)
Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24
eISSN: 2178-7727
Indexações:
A Acta Scientiae é indexada em:Scopus | Latindex | Edubase (SBU/UNICAMP) | |||
Sumarios.org | Google Scholar | Portal LivRe (CNEM) | |||
Journals for Free | REDIB | Galoá DOI |
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.