Estudo de Erros e Obstáculos nas Operações Fundamentais da Matemática com Alunos de 6º Ano de Salas de Apoio

Joselba Liliane de Oliveira Carneiro da Silva, Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro

Resumo


Este artigo refere-se a uma dissertação de mestrado que teve por objetivo: analisar como o professor pode, a partir dos erros e obstáculos apresentados por alunos de 6º ano na sala de apoio de escola da Rede Estadual, reconstruir o conceito matemático sobre as operações fundamentais da Matemática. A pesquisa realizada seguiu os pressupostos da pesquisa qualitativa e de cunho interpretativo, pois as análises dos dados foram feitas a partir de atividades avaliativas realizadas com os alunos. Para que fosse feita a análise foi elaborado uma primeira atividade avaliativa, em seguida feita a correção pela professora, retomado os erros com os alunos e em seguida elaborada uma nova atividade avaliativa, contendo apenas questões referentes aos erros que os alunos cometeram na primeira, para verificar se os mesmo foram sanados. Com a correção da segunda atividade avaliativa, notou-se que a grande maioria dos erros foram sanados, assim tendo um resultado positivo, e mostrando que quando o professor está disposto a fazer a correção dos erros de seus alunos fazendo um retorno a eles, o objetivo da aula é alcançado e assim o professor consegue que seus alunos tenham uma real aprendizagem.


Palavras-chave


Erros; Operações fundamentais; Atividade avaliativa

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.v20iss5id4584

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Joselba Liliane de Oliveira Carneiro da Silva, Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.

Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.

Conceito A2 na Capes(2021)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.