Componente Curricular de Modelagem Matemática: Um Olhar para as Instituições Universitárias Estaduais do Paraná

Wellington Piveta Oliveira, Tiago Emanuel Klüber

Resumo


Nesse estudo refletimos sobre alguns aspectos que emergiram da nossa pesquisa de Mestrado, ao investigarmos sobre a presença da Modelagem Matemática como componente curricular nas instituições universitárias estaduais paranaenses. A pesquisa de abordagem qualitativa, fenomenológico-hermenêutica, interrogou: “O que se revela sobre a presença da Modelagem Matemática na Educação Matemática, nos cursos de Licenciaturas em Matemática, das instituições universitárias estaduais do Paraná?”. Admitindo esse movimento, ao focarmos os planos de ensino dessas componentes e, os depoimentos dos docentes-formadores, emergiram seis Núcleos de sentido que se articulam, se complementam e revelam significados no contexto da investigação. Em particular, o “Núcleo II - Compreensões sobre as disciplinas de Modelagem Matemática” indica compreensões sobre essa presença, assim como, alinha-se à temática de pesquisa que temos assumido – formação de professores em Modelagem – por isso, apresentá-lo, mostrou-se como uma possibilidade para refletir e refinar nossas compreensões sobre essa temática. O estudo mostra que as componentes de Modelagem têm se configurado de modo episódico no âmbito dos cursos de Licenciatura em Matemática e, ensejou um debate acerca de sua existência como componente ou, como estratégia metodológica que deveria perpassar todo o curso, desvelando que uma reestruturação da Licenciatura poderia implicar o favorecimento de práticas pedagógicas com essas tendências em Educação Matemática.

Palavras-chave


Pesquisa Educacional. Componente Curricular. Licenciatura em Matemática.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.v20iss5id4582

Apontamentos



Direitos autorais 2018 Wellington Piveta Oliveira, Tiago Emanuel Klüber

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.

Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.

Conceito A2 na Capes(2021)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.