Um Estudo sobre Alguns Conflitos no Processo de Aprendizagem de Limite de Funções de Várias Variáveis
Resumo
Nesta pesquisa apoiamo-nos nos aportes teóricos de Tall e Vinner (1981) sobre conceito imagem e conceito definição para investigar algumas dificuldades no processo de aprendizagem de limite de funções de várias variáveis no ensino superior. Para tanto, utilizamos um teste diagnóstico constituído por questões abertas envolvendo a definição e propriedades do limite em que identificamos algumas das possíveis causas para os erros manifestados pelos estudantes. O questionário foi respondido por 85 acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática de três universidades paranaenses. As análises empreendidas evidenciaram que grande parte dos erros cometidos pelos estudantes foram causados por fatores de conflitos potenciais, inerentes ao conteúdo de limite, em função, possivelmente, da forma como o conteúdo é exposto nos livros didáticos ou apresentado pelo professor em sala de aula. Também foi possível identificarmos que os conceitos imagem de função e de função limitada, importantes nesse conteúdo, estão em desacordo com o conceito formal o que potencializa alguns erros relacionados ao limite.
Palavras-chave
Imagens mentais; Limite de funções de várias variáveis;Erros
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.v20iss5id4566
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2018 Daniela Barbieri Vidotti, Lilian Akemi Kato
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ANÚNCIOS
Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.
Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.
Conceito A2 na Capes(2021)
Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24
eISSN: 2178-7727
Indexações:
A Acta Scientiae é indexada em:Scopus | Latindex | Edubase (SBU/UNICAMP) | |||
Sumarios.org | Google Scholar | Portal LivRe (CNEM) | |||
Journals for Free | REDIB | Galoá DOI |
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.