As diferenças Semânticas entre o Léxico Construído na Academia e o Produzido na Escola pelos Professores no Ensino de Ciências
Resumo
O presente trabalho apresenta uma reflexão sobre o léxico utilizado pelos professores dos anos iniciais no ensino de Ciências no Ensino Fundamental. Por meio da análise de entrevistas produzidas possibilitou-se elaborar um dicionário da fala dos professores entrevistados. A metodologia empregada foi a Análise Textual Discursiva. Ao longo de contínuas impregnações analíticas no corpus do projeto, percebeu-se a necessidade de empreender um exame detalhado sobre os termos mais significativos para o entendimento aprofundado do discurso dos docentes. De fato, observou-se que as palavras-chave que emergiam da fala dos sujeitos configuravam sentidos diferentes das significações divulgadas e difundidas na linguagem produzida no contexto universitário.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2015 Ruhena Kelber Abrão, Juliana Souza Silva, José Claudio Del Pino
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ANÚNCIOS
Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.
Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.
Conceito A2 na Capes(2021)
Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24
eISSN: 2178-7727
Indexações:
A Acta Scientiae é indexada em:Scopus | Latindex | Edubase (SBU/UNICAMP) | |||
Sumarios.org | Google Scholar | Portal LivRe (CNEM) | |||
Journals for Free | REDIB | Galoá DOI |
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.