Respecting mathematical diversity: An ethnomathematical perspective / Respeitando a diversidade matemática: uma perspectiva etnomatemática
Resumo
This paper presents a detailed example from the practice that encourages respect for adiversity of ways of knowing and for a diversity of knowledge. This approach represents anethnomathematical pedagogy, and develops a theoretical discussion of an ethnomathematicalperspective. Then this paper concludes with theoretical return to our original point about respectingmathematical diversity. It happens because not only must teachers respect their own and theirstudents’ knowledge, but students often need to learn to respect their own and others mathematicalactivities and products. There are many different ways, using the mathematical activities of peoplesall over the world to enable students to develop this respect. The basic idea behind all of them isthat peoples’ cultural material context infl uences their knowledge and activities in the world. Inparticular, students learn the importance of respecting their own and other peoples’ knowledge, andhow all of our cultural backgrounds interact with the development of mathematical knowledge.Further, the examples show a variety of forms in which mathematical knowledge can be encodeddifferently from that in ‘academic’ textbooks.
Este artigo apresenta um exemplo detalhado da prática que encoraja o respeito por umadiversidade de formas de conhecimento e de uma diversidade de conhecimentos. Esta abordagemrepresenta uma pedagogia etnomatemática e desenvolve uma discussão teórica em uma perspectivaetnomatemática. Então este trabalho conclui com retorno ao ponto teórico original sobre a diversidadematemática. Isso acontece porque não só os professores devem respeitar o seu próprio conhecimentocomo o conhecimento de seus alunos. Entretanto, os alunos muitas vezes precisam aprender a respeitaras suas próprias atividades matemáticas e produtos, assim como de outros. Há muitas maneirasdiferentes, utilizando as atividades matemáticas de povos de todo o mundo para capacitar os alunosa desenvolver esse respeito. A ideia básica por trás de todas elas é que o contexto material e culturaldos povos infl uencia o seu conhecimento e suas atividades em todo o mundo. Em particular, os alunosaprendem a importância de respeitar os seus próprios conhecimentos e de outros povos, e como todasas nossas origens culturais interagem com o desenvolvimento do conhecimento matemático. Alémdisso, os exemplos mostram uma variedade de formas em que o conhecimento matemático pode sercodifi cado de maneira diferente daquela apresentada em livros didáticos “acadêmicos”.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2012 Arthur B. Powell
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ANÚNCIOS
Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.
Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.
Conceito A2 na Capes(2021)
Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24
eISSN: 2178-7727
Indexações:
A Acta Scientiae é indexada em:Scopus | Latindex | Edubase (SBU/UNICAMP) | |||
Sumarios.org | Google Scholar | Portal LivRe (CNEM) | |||
Journals for Free | REDIB | Galoá DOI |
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.