Contributions to Teacher Development in the Context of a Teacher Training Program
Resumo
O presente artigo aborda a formação continuada de professores e apresentaos resultadosde uma pesquisa envolvendo 14 professores da rede pública de educação básica que atuam como supervisores no subprojeto de Biologia do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) em sete Instituições de Ensino Superior do Rio Grande do Sul (RS).This article discusses continuous teacher education and presents the results of research involving 14 teachers from the public basic education network, who act as supervisors in the Biology sub-project of the Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), which is a grant awarding scheme for trainee teachers, in 7 institutions of higher education in Rio Grande do Sul (RS). The objective of this study was Teve porobjetivoanalisar,a partir da percepção dos professores supervisores,as contribuições da participação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) para a sua formação docente continuada.to analyse, from the perspective of the supervising teachers, the effects of participation in the program (PIBID) on their continuous teacher training. A coleta de dados deu-sepor meio dequestionário anônimo eentrevistas semiestruturadas, queforam analisadas por meio da Análise Textual Discursiva (ATD).The data was collected using an anonymous questionnaire and semi-structured interviews, which was analysed by Discursive Textual Analysis (DTA). Como resultados da análise emergiram categorias que vislumbram um panorama motivador relacionadoàs positividades que o PIBIDpode oferecer à formação continuada de professores, especialmente no que se refere aos supervisores que atuam diretamente com o programa.Analysis of the results demonstrated emerging categories that provided a view of positive aspects of the relationship of PIBID on the continuous formation of teachers, especially with regard to the supervisors who work directly with the program. Nos relatos dos professores, constatam-se mudanças importantes em sua prática evidenciandoa adoçãode novas perspectivassobre ensino e a integração de outras metodologias emsuas ações docentes.In the teachers’ reports, there are important changes in their practice evidencing the adoption of new perspectives on education and the integration of different methodologies in their teaching practices.
Palavras-chave
Texto completo:
PDF (English)DOI: https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.v20iss4id4199
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2018 Valderez Marina do Rosário Lima, Marcia Zschornack Marlow Santos
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ANÚNCIOS
Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.
Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.
Conceito A2 na Capes(2021)
Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24
eISSN: 2178-7727
Indexações:
A Acta Scientiae é indexada em:Scopus | Latindex | Edubase (SBU/UNICAMP) | |||
Sumarios.org | Google Scholar | Portal LivRe (CNEM) | |||
Journals for Free | REDIB | Galoá DOI |
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.