Concepções dos Professores e Gestores sobre as Avaliações Externas da Região da 2ª Coordenadoria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul

Cláudio Cristiano Liell, Arno Bayer Bayer, José Ricardo Ledur

Resumo


A avaliação externa é um instrumento utilizado pelos órgãos governamentais para acompanhar o desenvolvimento e a evolução da educação das redes de ensino. Diante da comparação dos resultados ao longo dos anos, esses órgãos elaboram e implementam políticas públicas que visam melhorias nos índices de ensino, por meio de investimentos e da formação continuada aos professores para um trabalho de reelabore as práticas e qualifique o ensino. Este estudo apresenta as concepções dos professores e aos gestores sobre as avaliações externas da região da 2ª Coordenadoria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul e aponta alguns caminhos referentes à utilização dessas avaliações no contexto educacional. A pesquisa foi realizada em 34 municípios do estado do Rio Grande do Sul, nas escolas de abrangência da 2ª Coordenadoria de Educação envolvendo a investigação em 76 escolas. Para a construção das análises e das discussões a respeito do tema investigado, foi respondido, pelas instituições de ensino, um questionário com 5 questões fechadas e 4 questões abertas com respostas orais (em forma de entrevista) ou escritas pelos professores. Os dados foram analisados por meio da abordagem metodológica quanti-qualitativa, que se justifica na medida em que utilizam as características de ambos os enfoques no estudo realizado.


Palavras-chave


Avaliação Externa; Concepções dos professores; Qualificação do ensino;

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.v20iss3id4124

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Cláudio Cristiano Liell, Arno Bayer Bayer, José Ricardo Ledur

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.

Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.

Conceito A2 na Capes(2021)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.