Concepções dos Professores e Gestores sobre as Avaliações Externas da Região da 2ª Coordenadoria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul
Resumo
A avaliação externa é um instrumento utilizado pelos órgãos governamentais para acompanhar o desenvolvimento e a evolução da educação das redes de ensino. Diante da comparação dos resultados ao longo dos anos, esses órgãos elaboram e implementam políticas públicas que visam melhorias nos índices de ensino, por meio de investimentos e da formação continuada aos professores para um trabalho de reelabore as práticas e qualifique o ensino. Este estudo apresenta as concepções dos professores e aos gestores sobre as avaliações externas da região da 2ª Coordenadoria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul e aponta alguns caminhos referentes à utilização dessas avaliações no contexto educacional. A pesquisa foi realizada em 34 municípios do estado do Rio Grande do Sul, nas escolas de abrangência da 2ª Coordenadoria de Educação envolvendo a investigação em 76 escolas. Para a construção das análises e das discussões a respeito do tema investigado, foi respondido, pelas instituições de ensino, um questionário com 5 questões fechadas e 4 questões abertas com respostas orais (em forma de entrevista) ou escritas pelos professores. Os dados foram analisados por meio da abordagem metodológica quanti-qualitativa, que se justifica na medida em que utilizam as características de ambos os enfoques no estudo realizado.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.v20iss3id4124
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2018 Cláudio Cristiano Liell, Arno Bayer Bayer, José Ricardo Ledur
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ANÚNCIOS
Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.
Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.
Conceito A2 na Capes(2021)
Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24
eISSN: 2178-7727
Indexações:
A Acta Scientiae é indexada em:Scopus | Latindex | Edubase (SBU/UNICAMP) | |||
Sumarios.org | Google Scholar | Portal LivRe (CNEM) | |||
Journals for Free | REDIB | Galoá DOI |
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.