A comunicação escrita na formação inicial de professores de Matemática: potencialidades formativas da elaboração do Relatório de Estágio Supervisionado / Written Communication in the Pre-service Mathematics Teachers: Formative potentialities in the
Resumo
Neste estudo, identifi camos e analisamos potencialidades formativas da elaboração do Relatório de Estágio Supervisionado, na ótica de futuros professores de Matemática. Realizamos um estudo qualitativo de cunho interpretativo com 12 estudantes do 4º ano do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Londrina (UEL). As unidades de análise foram constituídas por meio das informações obtidas a partir de questionário, entrevista semiestruturada e relatório de estágio. Segundo os participantes, a elaboração do Relatório de Estágio Supervisionado possibilitou que eles refl etissem sobre a sua própria prática, sobre incidentes críticos, sobre o modo como os alunos pensaram e agiram, sobre conteúdos matemáticos, sobre situações didáticas vivenciadas enquanto professores, sobre o planejamento das aulas e sobre a dinâmica das aulas. A investigação evidenciou que a comunicação escrita utilizada durante a elaboração do relatório pode fomentar o desenvolvimento do pensamento refl exivo de futuros professores.
In this study we have identifi ed and analyzed formative potencialities in the preparationof the Supervised Training Report, as viewed by Pre-service Mathematics Teachers. We carriedout a qualitative study from an interpretative point of view with twelve 4th year students from theundergraduate Mathematics Course at Universidade Estadual de Londrina (UEL). The analysisunits were formed by means of information collected form a questionnaire, semi structured intervew and training report. According to the participants, the preparation of the SupervisedTraining Report made it possible for them to refl ect on their own practice, on critical incidents,the way the students thought and acted, Mathematics contents, didactical situations experiencedas teachers, on the class planning, and on the classroom dynamics. The investigation showed thatwritten communication used during the elaboration of the report can foster the development ofrefl exive thinking of pre-service teachers.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2012 Bruno Rodrigo Teixeira, Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ANÚNCIOS
Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.
Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.
Conceito A2 na Capes(2021)
Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24
eISSN: 2178-7727
Indexações:
A Acta Scientiae é indexada em:Scopus | Latindex | Edubase (SBU/UNICAMP) | |||
Sumarios.org | Google Scholar | Portal LivRe (CNEM) | |||
Journals for Free | REDIB | Galoá DOI |
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.